Anunciada a primeira Marina Pública Municipal na abertura do Salvador Boat Show

Governo de Salvador anuncia R$20 milhões para fomentar a náutica e criar a primeira Marina Pública Municipal durante abertura do Salvador Boat Show
Novo plano estratégico divulgado pela Prefeitura de Salvador será implantado nos próximos três anos.

Entre os investimentos, estão a primeira Marina Pública de Salvador, expansão de clubes náuticos, capacitação da mão de obra local e melhorias na infraestrutura de atracação e serviços aos navegadores.
O anúncio foi feito durante a abertura da segunda edição do Salvador Boat Show, o maior evento náutico da Bahia que começou nessa quinta (30), na Bahia Marina.
Outubro, 2025 – “Queremos conectar Salvador às águas. Sabemos o quanto a Economia do Mar pode ajudar a contribuir com o desenvolvimento econômico da nossa cidade”, destacou o prefeito de Salvador, Bruno Reis, durante a abertura do Salvador Boat Show, que ocorreu nessa quinta-feira (30) na Bahia Marina.

No evento, que segue até domingo (2), foi anunciado um investimento em torno de R$20 milhões e um planejamento estratégico para fortalecer o turismo náutico e consolidar Salvador como a capital brasileira do turismo náutico.
Os recursos serão aplicados na ampliação da infraestrutura, com foco na construção da primeira Marina Pública Municipal, melhorias nos serviços de atracação e expansão da rede de apoio aos navegadores.
Além disso, o valor também será direcionado à capacitação profissional e em ações de promoção turística, com o objetivo de atrair turistas e investidores estrangeiros e tornar a Baía de Todos-os-Santos o maior polo náutico do Brasil.
“O nosso plano estratégico começa no curto prazo, com a ampliação do calendário náutico e melhorias na infraestrutura de atracação e serviços para os navegadores.
No médio prazo, vamos estimular parcerias público-privadas para a expansão de clubes náuticos e a criação da marina pública, além de capacitar a mão de obra local, gerar empregos qualificados para atender ao crescimento do setor.
E no longo prazo, temos a ambiciosa meta de consolidar Salvador como a principal porta de entrada náutica do Atlântico Sul.
O Salvador Boat Show tem sido fundamental para mostrar o nosso potencial e, a cada edição, o evento cresce, com a certeza de que será realizado, pelo menos, nos próximos três anos”, comentou o prefeito.
“A Baía de Todos-os-Santos é rodeada por 18 municípios e conta com mais de 53 ilhas.
Quando olhamos para esse potencial turístico, com a possibilidade de roteiros incríveis, e considerando o PIB da Economia do Mar, que representa 2,8% do PIB, incluindo toda a parte portuária, vemos um imenso potencial para Salvador.
A criação da Secretaria do Mar, em fevereiro deste ano, foi uma decisão assertiva do prefeito, com a missão de fomentar o setor e trazer a cultura náutica para a cidade.
Salvador tem muito a crescer. Estamos assumindo o que nós somos”, destacou Maria Eduarda Lomanto, secretária do Mar de Salvador.
“Além do poder público, as empresas acreditam cada vez mais no potencial náutico da região.
Tanto é que, este ano, dobramos o número de estaleiros que expõem as suas novidades aqui e ampliamos as estruturas, com a expectativa de superar o volume de negócios e visitantes, já que temos renomadas marcas do mercado nacional presentes”, disse Ernani Paciornik, presidente do Grupo Náutica e anfitrião do evento.
“Este evento, no ano passado, foi uma grande surpresa para nós. Além de gerar negócios, foi muito bem aceito pelo público.
E com o anúncio dos investimentos do governo, vemos que há uma aposta firme no setor náutico em Salvador.
Isso vai potencializar ainda mais o turismo na região, fortalecer os eventos e, com certeza, contribuir para o desenvolvimento das próximas edições do Salvador Boat Show”, completou.
Já a diretora do Boat Show, Thalita Vicentini, destacou que o evento é o reflexo de uma cidade que está redescobrindo sua vocação náutica.
“O anúncio dos investimentos reforça que o poder público e a iniciativa privada estão alinhados para consolidar Salvador como uma referência nacional no setor.
Ver o evento crescer, dobrar de tamanho e atrair novas marcas mostra que o público está engajado e que existe uma demanda real por experiências ligadas ao mar.
A cada edição, o Boat Show fortalece o turismo, gera oportunidades e projeta a Bahia no mapa dos grandes destinos náuticos do Brasil”.
O Salvador Boat Show, que segue até domingo, 2 de novembro, reúne 40 embarcações (de entrada até iates de luxo) e 30 marcas, com uma programação completa como passeios de vela, test drives além de área externa de exposição de quadriciclos, jetso e outras atrações.
Além disso, o evento tem carros superesportivos, empreendimentos de alto padrão, equipamentos e acessórios náuticos.

As soteropolitanas, Rita e Marlene, encantadas com a riqueza cultural do evento, aplaudiram a iniciativa.
SERVIÇO
O que: Salvador Boat Show 2025
Quando: De 30 de outubro a 2 de novembro
Onde: Bahia Marina – Av. Lafayete Coutinho 1010, Salvador, BA, 40015-160
Quanto: R$ 40 inteira e R$ 20 meia-entrada
Ingressos: www.salvadorboatshow.com.br
Organização: Boat Show Eventos
Instagram: @boatshoweventos
Cobertura oficial: www.nautica.com.br | @revistanautica | youtube.com/@canalnautica — com transmissão ao vivo todos os dias
Patrocínio: Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria Especial do Mar (SEMAR) e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (SEMDEC).
Patrocinador do turismo náutico: Ministério do Turismo/ Governo Federal.
Sobre o Boat Show Eventos
É organizador das edições dos “Boat Shows” brasileiros realizados nas cidades de: Rio de Janeiro/RJ, São Paulo/SP, Itajaí/SC, Brasília/DF, Salvador/BA e Foz do Iguaçu/PR. Em 2024, os eventos Boat Show atraíram mais de 110 mil visitantes e resultaram na venda de cerca de 1000 barcos sendo responsáveis por 70% de todas as negociações envolvendo embarcações e seus acessórios concretizados no Brasil.
Mais informações: https://www.boatshow.com.br
Sobre o Grupo Náutica
Com mais de 40 anos de mercado, o Grupo Náutica traz soluções em inovação, sustentabilidade, infraestrutura, eventos e comunicação na área náutica. É formado pela Revista Náutica (www.nautica.com.br), pioneira e líder no setor; o Boat Show, mais importante salão náutico da América Latina com as edições de São Paulo, Itajaí, Rio de Janeiro, Brasília, Salvador e Foz do Iguaçu; a Metalu, maior fabricante de píeres e passarelas em alumínio do mundo; a SF Marina, especialista global em docas flutuantes de concreto e quebra-mares para marinas, portos e orlas marítimas; e o JAQ Apoio Marítimo, com projetos inovadores focados em pesquisas e sustentabilidade. O grupo também se preocupa com as questões sociais e é detentora das ações “Só Jogue na Água o que Peixe pode Comer”, assinada pelo cartunista Ziraldo, e “Por Uma Cidade Navegável”, que busca a navegação em lugares inimagináveis, assim como desenvolve os principais Guias de Turismo Náutico do país.
https://gruponautica.com.br/

Você precisa fazer login para comentar.