Neoenergia Coelba comemora 62 anos e atinge os melhores indicadores de qualidade da história

Texto e imagem: Imprensa Neoenergia Coelba

Distribuidora baiana investiu em melhorias e manutenções, reforçando o sistema e alcançando os melhores resultados da história

Na semana de aniversário da Neoenergia Coelba, que comemorou 62 anos na última segunda-feira (28), a distribuidora alcançou resultados recordes nos seus indicadores de qualidade. No ano passado, foram aportados pela concessionária mais de R$ 2 bilhões em obras no Estado. Este montante permitiu a execução de importantes empreendimentos na Bahia que resultaram nos melhores índices de qualidade do fornecimento de energia da história. No ano passado, o DEC e o FEC da distribuidora foram de 11,47h e 5,18 vezes, respectivamente, estando abaixo do limite regulatório.

A diminuição nos indicadores de Duração Média de Interrupção por Clientes (DEC) e Frequência Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora (FEC) significa que os consumidores da Neoenergia Coelba tiveram um fornecimento ainda mais contínuo e confiável no ano passado.

Entre as obras executadas pela distribuidora em 2021, destaca-se a entrega de seis novas subestações e três novas linhas de transmissão, aumentando a oferta de energia em todas as regiões do Estado e contribuindo com o desenvolvimento econômico da Bahia neste período de retomada. Estes empreendimentos, somados a outras entregas, possibilitaram, ainda, a ligação de mais de 244 mil novos clientes.

A distribuidora também investiu em tecnologia de ponta na sua rede. No ano passado, foram instalados cerca de 362 equipamentos Self-Healing, que já beneficia mais de 748 mil baianos. O sistema permite que haja o restabelecimento automático do fornecimento de energia quando há alguma interferência na rede elétrica, normalizando os clientes em até 60 segundos.

“O Self-Healing é uma importante tecnologia para alcançarmos os resultados recordes nos indicadores de qualidade. O sistema isola automaticamente o trecho da rede elétrica afetado por uma interferência externa e o reconecta por outro caminho, em até 60 segundos. Em situações sem o equipamento, os clientes precisariam aguardar o restabelecimento do sistema através da intervenção de uma equipe técnica no local, que levaria mais tempo”, explicou o superintendente Técnico da Neoenergia Coelba, André Araújo.

Aliada às obras de melhoria e avanço tecnológico, a distribuidora também realizou um amplo trabalho de manutenções preventivas. Durante todo o ano, equipes técnicas da distribuidora percorreram os 415 municípios atendidos pela empresa e realizaram 35.124 km de inspeção de redes, 9.950 podas e 143 substituições de equipamentos da rede elétrica. Adicionalmente, foram instalados 3.306 para-raios, diminuindo a possibilidade de interrupções por descargas atmosféricas.

“Os nossos esforços operacionais continuarão em 2022 para reforçar a nossa rede elétrica e oferecer aos nossos mais de 6,3 milhões de clientes um fornecimento de energia cada vez mais confiável”, concluiu André Araújo.

Sobre a Neoenergia Coelba – A Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia, empresa da Neoenergia, é a terceira maior distribuidora de energia elétrica do país em número de clientes e a sexta em volume de energia fornecida, sendo a maior do Norte-Nordeste. Presente em 415 dos 417 municípios baianos, a Neoenergia Coelba tem uma área de concessão de 563 mil quilômetros quadrados, com mais de 6 milhões de clientes (mais de 15 milhões de habitantes).