NEOJIBA encerra “Turnê da Liberdade” em Salvador, no próximo domingo, 20

A novidade é o concerto com a violinista japonesa Midori

Texto e imagem: Ascom Neojiba.

O encerramento da Turnê da Liberdade acontece no próximo domingo, dia 20, em Salvador na Casa Salvatore, no Cabula, às 18 horas. 

4.800 pessoas assistiram aos concertos da Turnê da Liberdade do NEOJIBA, programa prioritário do Governo da Bahia, em 5 cidades do Nordeste brasileiro e nesta quinta (17) e sexta-feira (18), os concertos serão em Manaus, capital do Amazonas. 

A “Turnê da Liberdade” Norte e Nordeste, que conta com o patrocínio da PetroReconcavo, através da Lei de Incentivo à Cultura, celebra os 200 anos de Independência do Brasil na Bahia. Pela primeira vez em uma turnê, as principais formações musicais do programa, a Orquestra NEOJIBA e o Coro Juvenil do NEOJIBA, estão reunidas.

Os grupos, que somam 150 jovens instrumentistas e cantores, realizarão um grande concerto sinfônico em Salvador, acompanhando a violinista japonesa Midori, uma das maiores intérpretes da atualidade. A apresentação será regida pelo maestro Ricardo Castro, fundador e diretor-geral do NEOJIBA. 

A “Turnê da Liberdade” começou em Aracaju no dia 5/8 e passou por Maceió (7), Recife (8), João Pessoa (9 e 10), Mossoró (12 e 13) e Manaus (17 e 18).

Música brasileira

O concerto terá obras de compositores brasileiros contemporâneos, como “É doce morrer no mar”, para coro à capela, de Dorival Caymmi e arranjo de Ernst Widmer, “‘Stamos em pleno Mar”, do carioca André Mehmari, com letra do poeta Castro Alves, “Traços Brasilis”, do baiano Wellington Gomes, e “Canticum Naturale”, do catarinense Edino Krieger, um dos maiores nomes do Brasil na área de composição musical. A peça terá solo da soprano Emyle França. A apresentação também trará compositores europeus consagrados, como o checo Antonín Dvořák, com o “Romance op. 11 para violino e orquestra”, e Robert Schumann, com o “Concerto para violino e orquestra em ré menor”. As peças terão solo de Midori ao violino. A artista já participou de uma outra turnê do NEOJIBA, em 2016, que percorreu as principais salas da Suíça, Itália e França. 

Maestro Ricardo Castro

Encerramento da “Turnê da Liberdade”, com o Coro Juvenil, a Orquestra NEOJIBA, e a violinista japonesa Midori, sob regência de Ricardo Castro

Dia 20/8, às 18h, na Casa Salvatore (R. dos Rodoviários, 888 – Cabula)

Sobre o NEOJIBA

Criado em 2007, o NEOJIBA (Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia) promove o desenvolvimento e integração social prioritariamente de crianças, adolescentes e jovens em situações de vulnerabilidade, por meio do ensino e da prática musical coletivos.

O programa é mantido pelo Governo do Estado da Bahia, vinculado à Secretaria de Justiça e Direitos Humanos, e gerido pelo Instituto de Desenvolvimento Social Pela Música. Em 16 anos, o NEOJIBA atendeu, direta e indiretamente, mais de 12 mil crianças, adolescentes e jovens entre 6 e 29 anos. Atualmente, o programa beneficia 2.300 integrantes diretos em seus 13 núcleos, e 4.500 indiretos em ações de apoio a iniciativas musicais parceiras.