NEOJIBA realiza nova edição do Encontro de Orquestras

Texto: Afonso Ribas – Assistente de Desenvolvimento Institucional
5º Encontro de Orquestras reunirá mais de 180 músicos em Vitória da Conquista
Promovido pelo NEOJIBA, o evento acontece no próximo domingo (10), no Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima.
A entrada é gratuita e o concerto contará com sessões às 16h e 18h.

Texto: Afonso Ribas – Assistente de Desenvolvimento Institucional
Mais de 180 músicos estarão reunidos em Vitória da Conquista no próximo domingo, dia 10 de agosto, para a 5ª edição do Encontro de Orquestras, promovido pelo Núcleo Territorial NEOJIBA de Vitória da Conquista.
Realizado com recursos de emenda parlamentar do deputado federal Waldenor Pereira, o evento acontecerá no Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima.
Com entrada gratuita, o maior concerto sinfônico do Sudoeste da Bahia contará com duas sessões, às 16h e 18h.
Os ingressos poderão ser retirados na bilheteria do espaço, cerca de uma hora antes de cada apresentação.
Com o tema “Trilhar com Música, Sonhar em Conjunto”, o espetáculo é fruto de um intercâmbio entre 12 diferentes conjuntos musicais da região, e será precedido por uma série de ensaios e oficinas que começam na sexta, dia 9.
A diversidade musical será uma marca do repertório, que contará com músicas como Tico Tico no Fubá, de Zequinha Abreu, Oração ao Tempo, de Caetano Veloso e Eleanor Rigby, dos Beatles.
Composições de grandes nomes da música de concerto como Gustav Holst e Edward Elgar também serão apresentadas.
Este ano, participam do Encontro o Núcleo de Prática Musical Cidade Sol, de Jequié; a Orquestra Sinfônica Articultura, de Manoel Vitorino; a Filarmônica Lira Independente de Caetité; a Camerata Clariô, de Itapetinga; a Orquestra de Cordas Identid’arte, de Brumado; e a Orquestra Cultural João Caranha, de Barra do Choça.
Entre os grupos de Vitória da Conquista estão a Orquestra 9 de Novembro e a Orquestra Pedagógica, formações musicais do NEOJIBA na cidade, além da Camerata Acadêmica do Sertão, a Orquestra Conquista Sinfônica, a Orquestra Escola Joias do Sertão e a Orquestra Semeando Compaixão.
Todos os projetos participantes são iniciativas apoiadas pelo NEOJIBA no território.
Sobre o NEOJIBA
O NEOJIBA (Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia) foi criado em 2007.
O programa do Governo do Estado é vinculado à Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH) e gerido pelo Instituto de Desenvolvimento Social pela Música (IDSM).
Em 18 anos, já atendeu, direta e indiretamente, mais de 36 mil crianças, adolescentes e jovens entre 6 e 29 anos.
Atualmente, o programa beneficia mais de 2,4 mil integrantes diretos em seus 13 núcleos, em Salvador e em 6 cidades do interior da Bahia, e 6 mil indiretos em ações de apoio a iniciativas musicais parceiras.

Você precisa fazer login para comentar.