Neonergia Coelba recolhe 13 toneladas de cabos irregulares em apenas uma semana


 

Gatonet: Mais de 13 toneladas de cabos irregulares de telecomunicações são removidas pela Neoenergia Coelba em apenas uma semana

Quantidade foi retirada durante Operação Gatonet entre os dias 1 e 5 de setembro, em 12 cidades da Bahia

Volume de cabos removidos foi superior a 116 km, distância equivalente a uma viagem de Salvador a Feira de Santana
 

 A Neoenergia Coelba segue atuando de maneira extensiva no combate ao emaranhado de fios na Bahia.

Apenas na semana passada, entre os dias 1º e 5 de setembro, a distribuidora removeu mais de 13 toneladas de cabos irregulares de telefonia e internet durante a Operação Gatonet, que foi realizada em 12 cidades.

Em metragem, o volume alcançou 116 km, equivalente à distância entre Salvador e Feira de Santana.

Também foram removidas mais de 450 caixas instaladas nos postes e que são as principais causadoras de incêndios em fiação.

Os municípios que receberam a ação foram: Salvador (1 tonelada e 93 caixas), Camaçari (300 kg e 3 caixas), Candeias (400 kg e 4 caixas), Ipiaú (1,55 tonelada e 67 caixas), São Gonçalo dos Campos (830 kg e 27 caixas), Mirangaba (1,5 tonelada e 44 caixas), Jaguarari (1,77 tonelada e 49 caixas), Remanso (820 kg e 40 caixas), Vitória da Conquista (2,72 toneladas e 88 caixas), Barreiras (880 kg e 41 caixas), Gentio de Ouro (1,18 tonelada e 19 caixas) e Ituaçu (380 kg e 5 caixas).

“A manutenção dos cabos de telefonia e internet cabe às operadoras, mas elas não realizam e deixam o emaranhado de fios nos postes.

Para mitigar o impacto do Gatonet para a população, estamos intensificando a operação em praticamente todos os municípios, garantindo maior segurança aos baianos e ao fornecimento de energia”, destacou Madson Melo, gerente de Gestão da Receita da Neoenergia Coelba.

O Gatonet é o principal motivo dos emaranhados de fios nas cidades pois não seguem os critérios técnicos e de segurança para instalar os seus cabos nos postes.

Essas empresas também não realizam a devida manutenção nos equipamentos, podendo deixar fios soltos e com risco de acidente para a população.

Além disso, a instalação de caixas irregulares nos postes provoca incêndios na fiação devido à baixa qualidade do equipamento.

Descubra se o seu provedor é Gatonet

A população também pode ser aliada da Neoenergia Coelba no combate às ocupações clandestinas de telefonia e internet.

A distribuidora orienta que os clientes só contratem as empresas que possuem contrato para o compartilhamento de postes.

Isto garante que o processo de análise técnica foi devidamente realizado e que houve aprovação nos critérios de segurança. Para verificar a lista completa dos provedores autorizados, acesse o link a seguir: Link.

Responsabilidades

A Neoenergia Coelba ressalta que o compartilhamento dos postes com as empresas de telefonia, internet e TV a cabo é determinado pelas Resoluções Conjuntas da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e Agência Nacional do Petróleo (ANP).

De acordo com as Resoluções, as empresas que utilizam os postes precisam estar regularizadas, realizar as manutenções devidas em seus equipamentos e atender às normas técnicas e comerciais específicas. ​