OAB Conquista realiza Audiência Pública para implantação da metodologia APAC na Comarca

Advogado Dr. Murilo Cavalcante da Rocha.

A Ordem dos Advogados do Brasil – OAB, Subseção de Vitória da Conquista, através de sua presidente, advogada Drª Luciana Santos Silva e do Presidente da Comissão de Sistema Penal e Segurança Pública da Subseção, advogado Dr. Murilo Cavalcante da Rocha, reuniu em seu auditório na tarde/noite desta sexta-feira, 17, expressivas autoridades ligadas ao sistema prisional do estado, em Audiência Pública, dando o primeiro passo para a criação da Associação de Proteção e Amparo aos Condenados – APAC Vitória da Conquista.

Presidente da Mesa de Honra, a Tesoureira da OAB Conquista, advogada Drª Daniela Miranda.

Presidiu a Mesa de Honra, a Tesoureira da OAB Conquista, advogada Drª Daniela Miranda, representando a Presidente Drª Luciana Santos Silva, que, por motivos alheios à sua vontade precisou se ausentar da cidade e que, embora em trânsito, saudou os presentes com mensagem transmitida online.
Assim como a Juiza da Vara de Execuções Penais, Drª. Janine Matos que no mesmo momento da audiência presidia uma sessão do júri e compareceu ainda a outro evento no Batalhão de Policia Militar, e que chegou ao final da reunião, demonstrando seu interesse pelo assunto.

Advogado Dr. Murilo Cavalcanti da Rocha, Padre Sérgio Andrade, Toninho da Luz, Wales Pinto dos Santos, Dom Josafá Menezes da Silva, Presidente da Mesa de Hionra, advogada Dr,ª Daniela Miranda, Marcos Rocha e Luiz Henrique. compuseram a mesa de honra da audiência.

Estiveram presentes na programação e na Audiência Pública, as seguintes autoridades: Dr. Valdeci Ferreira – Mentor e Criador da APAC em Itaúna – MG, Luiz Henrique – Venerável mestre da maçonaria em Vitória da Conquista, Major PM Souza Lima, representante do CPR/Sudoeste, Joir Sala, Diretor Adjunto do Presídio Nilton Gonçalves, Alexsandro Silva, Diretor Presídio Nilton Gonçalves, Ten Cel PM Edmário – Diretor CPVC, Dom Josafá Menezes da Siva, Arcebispo da Dioceses de Vitória da Conquista, Marcos Rocha. Presidente do Patronato Penal Padre Benedito Soares Costa, Dr. José Maia – Secretário da Secretaria de Estado de Assuntos Penitenciários, o jornalista Toninho da Luz, Diretor do Jornal Diário do Sudoeste da Bahia e da Revista Perfil, e o Dr. Promotor de Justiça, Dr. Luís Alberto Vasconcelos Pereira, representando a  Procuradora Geral de Justiça do Estado da Bahia, Padre Sérgio Andrade, Coordenador da Pastoral Carceraria do Estado da Bahia, Wales Pinto dos Santos, representando o Presidente do Conselho Penal.

O auditório da OAB Conquista recebeu ainda a comunidade escolar, representada por seu corpo docente, estudantes dos cursos de direito das faculdades locais, representantes de diversos segmentos da sociedade civil organizada, entre outras autoridades civis e militares, além dos diversos profissionais de direito filiados à OAB Conquista.


O convidado especial para falar sobre a metodologia APAC e sua experiência ao longo dos quarenta anos envolvido no sistema, Dr. Valdeci Ferreira, que veio de Itaúna – MG, exclusivamente para essa Audiência Pública, comoveu a todos ao falar sobre as dificuldades enfrentadas ao longo de todos esses anos à frente do movimento. Emocionou tanto, que, a Mestre de Cerimonias, advogada Drª Thainara Fraga, ao abrir o protocolo para as perguntas da plateia, o que se ouviu foram manifestações e testemunhos emocionados e comovidos pela causa.

O que se conclui é que o trabalho desenvolvido pela Comissão de Sistema Penal e Segurança Pública da Subseção, presidida pelo advogado Dr. Murilo Cavalcante da Rocha, e composta pelos advogados Drs. Matheus Barros, Helbert Lopes, Tiago Melo, e pelas advogadas Drª Raissa Brito Nunes, Elisangela Amaral, Andreia Menezes, Emilly Caroline e Vitória Oliveira, alcançou plenamente seus objetivos.


Após essa primeira audiência pública, a comissão continua seu trabalho, agora em novos eixos, como a adesão de mais autoridades ao projeto e a parte prática e operacional como dar seguimento à alocação de recursos, materiais e o conhecimento da parte operacional na prática.