“Partiu #Testagem”: Escolas públicas de Conquista contempladas com o projeto
Articulação entre SESAB e SEC.
Escolas públicas de Vitória da Conquista serão contempladas com o “Partiu! #Testagem nas Escolas”, que é um projeto de vigilância epidemiológica COVID-19 na rede pública de educação do estado da Bahia, elaborado a partir da articulação entre SESAB e SEC.
A realização de ciclos de testagem” possibilitará o monitoramento do cenário epidemiológico COVID-19 nas unidades escolares. O projeto representa agenda intersetorial positiva, entendida como garantia adicional de que as escolas podem reabrir e permanecer abertas, com segurança para toda a comunidade escolar.
O projeto será executado pela rede de vigilância epidemiológica do estado da Bahia, com articulação entre secretarias municipais de saúde e SESAB. Conta com articulação com SEC/NTE e apoio técnico COSEMS.
Público – Alvo: Estudantes e funcionários de escolas públicas estaduais e municipais do estado da Bahia, que estejam participando das atividades presenciais. O percentual de alcance da “comunidade escolar” será determinado pela capacidade operacional da equipe de saúde municipal para coleta in loco (nas unidades escolares).
A coleta das amostras será realizada pelas equipes municipais de saúde. A análise laboratorial será realizada pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Estado da Bahia (LACENBA). Serão adotados protocolos e fluxos preconizados para vigilância epidemiológica e assistência aos casos de COVID-19.
Objetiva-se o alcance dos diferentes territórios do estado da Bahia. Serão considerados os aspectos sanitários e operacionais na definição do cronograma de execução nas diferentes regiões de saúde. As unidades educacionais alvo do projeto piloto serão definidas a partir da articulação entre SESAB, SEC e Poder Público dos municípios participantes do projeto.
O “projeto piloto” será realizado no período de 3 meses, com início desde outubro/2021. Está em curso agenda de reuniões entre técnicos e gestores do governo do estado e prefeituras municipais, para detalhamento da metodologia a ser empregada na capital baiana e replicada em municípios de grande porte populacional.
Os insumos necessários para coleta e análise laboratorial já estão disponíveis, não sendo necessário investimentos adicionais para execução da etapa piloto do projeto “PARTIU! #Testagem nas escolas”
Para Vitória da Conquista, a Secretaria de Saúde disponibilizou 500 vagas de testagem para as escolas do município e 500 vagas para as escolas do estado. Serão 03 ciclos de testagem para as escolas estaduais apenas no turno matutino:
TURNO MATUTINO
17/11, 01/12 e 15/12 (150 vagas) – IEED – Instituto de Educação Euclides Dantas
22/11, 06/12 e 20/12 (150 vagas) – Colégio Estadual Adelmário Pinheiro
24/11, 08/12 E 22/12 (200 vagas) – CIENB – Centro Integrado Navarro de Brito