fbpx

Peixes na Semana Santa

Vigilância Sanitária realiza ação educativa sobre a compra de peixes durante Semana Santa

 

Esta semana, a Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Vigilância Sanitária, intensificou o trabalho de visita às feiras livres, supermercados e frigoríficos da cidade para observar a venda de peixes – principal produto consumido durante a Semana Santa. Na oportunidade, a equipe orienta os comerciantes e os consumidores quanto à comercialização adequada do produto.

Carlos Antônio Menezes

“Nosso objetivo com esta ação é orientar esses públicos quanto às condições adequadas de acondicionamento do pescado que, hoje, em Vitória da Conquista, é comercializado de três formas: fresco, congelado e salgado. Visamos sempre à segurança de quem consome o peixe”, explicou o médico veterinário da Vigilância Sanitária, Carlos Antônio Menezes.

Um dos pontos que o médico chama atenção é a aparência do produto. Se for congelado, o peixe deve está rígido como uma pedra de gelo, sem acúmulo de água ou pedras de gelo na embalagem. Se for salgado, ele deve estar devidamente embalado, não apresentar manchas em tons pretos ou rosa e ter um tom de cor “palha”.

Nailde Rosário

Já se ele for fresco, os olhos devem ser brilhantes e as escamas firmes. “É importante também que o consumidor esteja atento ao local onde este peixe está sendo exposto para a venda. Ele deve observar se o espaço está limpo, se o freezer está congelando”, alertou Carlos.

A família de Nailde Rosário consome peixe durante todo ano, pelo menos uma vez por semana. “E também como manda a tradição, nós consumimos o peixe durante a Semana Santa, por isso observo bem o local onde estou comprando e se está bem congelado”, contou Nailde.

Fique atento às dicas para a compra do peixe fresco:

Próprio para consumoImpróprio para consumo
Olhos brilhantes e salientesOlhos fundos e sem brilho
Guelras rosadas e brilhantesGuelras pálidas, esverdeadas, escuras ou sem guelras
Escamas firmes e brilhantesEscamas que soltam com facilidade
Pele úmida, firme e bem presa à carnePele sem brilho, pegajosa e frágil
Cheiro próprioCheiro desagradável e repugnante