Período de reprodução de escorpiões acontece em setembro

image.png
Foto: Freepik

Período de reprodução de escorpiões acontece em setembro e pode aumentar caso de picadas do animal

Vitória da Conquista liderou os registros no período passado

Médico orienta como se prevenir e agir corretamente diante de acidentes

Setembro é mês de reprodução de escorpiões e, nesse período, cresce também o risco desses animais circularem com mais intensidade nas áreas urbanas, o que eleva o número de acidentes com picadas. 

De acordo com dados da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), em 2024, o estado registrou 24.049 ocorrências, das quais Vitória da Conquista liderou com 1.012 casos, seguida por Jequié (555) e Feira de Santana (547).

Em 2025, já foram notificadas mais de 1.000 ocorrências no estado, com Vitória da Conquista contabilizando mais de 60 casos nos primeiros meses.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde de Vitória da Conquista, entre janeiro e fevereiro de 2025 ocorreram 192 acidentes com escorpiões no município.

O Serviço de Controle de Zoonoses intensifica ações de prevenção, incluindo visitas domiciliares, captura dos animais, análises laboratoriais e campanhas educativas em escolas e comunidades.

Dr. José Renato Muniz, médico especializado em Medicina da Família e Comunidade e professor da Afya Faculdades Vitória da Conquista, esclarece que os efeitos do veneno atuam principalmente sobre o sistema nervoso, podendo causar dor localizada intensa, sudorese, náuseas, vômitos e, em casos mais graves, complicações cardíacas, neurológicas, digestivas e respiratórias.

Crianças e idosos estão entre os grupos mais vulneráveis, e o atendimento rápido é fundamental para evitar desfechos adversos.

O especialista ainda orienta: “mantenha a calma, limpe o local com água e sabão, procure atendimento médico imediatamente.

Evite soluções caseiras como cortar, espremer ou tentar sugar o veneno. O correto é buscar avaliação em unidade de saúde para definir a necessidade do soro antiescorpiônico”, ressalta o Dr. José Renato.

Outra recomendação do médico é que, se possível e com muito cuidado, faça uma foto do animal ou, caso ele esteja morto, leve-o ao serviço de saúde, pois a identificação do escorpião causador do acidente pode auxiliar no diagnóstico e indicar o melhor tratamento.

Mas atenção: “Não tente capturar um animal vivo, pois mais um acidente pode acontecer.

A prioridade é procurar o atendimento médico”, alerta o Dr. José Renato.

Para reduzir riscos, ele recomenda manter quintais limpos, vedar frestas em portas, janelas e ralos, não acumular entulho ou lixo, inspecionar roupas, calçados e roupas de cama antes de usar, além de usar calçados fechados e luvas em limpezas e manuseio de objetos onde os escorpiões possam se esconder.

Essas medidas simples ganham ainda mais importância nesse período em que os escorpiões estão mais ativos e agressivos devido à reprodução.

Sobre a Afya  

A Afya, líder em educação e soluções para a prática médica no Brasil, reúne 38 Instituições de Ensino Superior em todas as regiões do país, 33 delas com cursos de medicina e 22 unidades promovendo pós-graduação e educação continuada em áreas médicas e de saúde.

São 3.653 vagas de medicina autorizadas pelo Ministério da Educação (MEC), com mais de 20 mil alunos formados nos últimos 25 anos. Pioneira em práticas digitais para aprendizagem contínua e suporte ao exercício da medicina, 1 a cada 3 médicos e estudantes de medicina no país utiliza ao menos uma solução digital do portfólio, como Afya Whitebook, Afya iClinic e Afya Papers. Primeira empresa de educação médica a abrir capital na Nasdaq em 2019, a Afya recebeu prêmios do jornal Valor Econômico, incluindo “Valor Inovação” (2023) como a mais inovadora do Brasil, e “Valor 1000” (2021, 2023 e 2024) como a melhor empresa de educação. Virgílio Gibbon, CEO da Afya, foi reconhecido como o melhor CEO na área de Educação pelo prêmio “Executivo de Valor” (2023). Em 2024, a empresa passou a integrar o programa “Liderança com ImPacto”, do pacto Global da ONU no Brasil, como porta-voz da ODS 3 – Saúde e Bem-Estar. 

Mais informações em http://www.afya.com.br e ir.afya.com.br. 

Informações para Imprensa: Darana RP. Danielle Rodrigues | Atendimento. Bianca Menezes | Atendimento. Lara Machado | Coordenação.