Pesquisa de iniciação científica da UniFG recebe premiação internacional

Texto e imagem: Comunicativa JOÉRICA CUNHA/ JULIANA VITAL
O estudo de Iniciação Científica intitulado “Educação Interprofissional no Brasil e Estados Unidos: contribuições ao ensino odontológico”, conquistou o segundo lugar na categoria de pôster durante o HDA 2025 Annual Meeting, realizado em setembro, em Fort Lauderdale, Flórida, Estados Unidos. A premiação foi concedida pela Hispanic Dental Association (HDA).

O trabalho premiado analisa práticas de ensino integradas entre cursos da área da saúde no Brasil e nos Estados Unidos, apontando impactos na formação dos estudantes e na atuação em equipe.

A pesquisa envolveu os professores orientadores Diego Dias e Karla Dias, as estudantes de Odontologia Jamille Roriz, Luana Lima e Marianne Silveira, além da cirurgiã-dentista, egressa da instituição, Natália Dias.

O projeto contou também com a participação de pesquisadores da Harvard School of Dental Medicine, vinculada à Universidade de Harvard.

Para Diego Dias o reconhecimento no congresso reforça a importância da pesquisa e da troca entre instituições. “O trabalho representa um esforço coletivo entre diferentes realidades acadêmicas.

A parceria com Harvard e a participação das alunas mostram que a pesquisa universitária pode ultrapassar fronteiras e gerar contribuições para o ensino em saúde”, afirmou.

Durante o evento, os avaliadores destacaram a relevância do estudo e sua abordagem sobre a colaboração interprofissional no ensino odontológico em diferentes contextos.

O diretor da UniFG, Mauro César Ribeiro, ressaltou o papel da pesquisa para o desenvolvimento institucional. “Essa conquista mostra que estamos no caminho certo ao incentivar projetos com relevância social e acadêmica. A premiação é um reconhecimento à dedicação dos nossos professores e alunos, e fortalece nossa inserção no cenário internacional”.