Pesquisa do DIEESE revela salários acima da inflação

O estudo identificou uma parcela significativa de negociações cujos reajustes dos pisos ficaram de 2% a 3% acima da inflação. Do total de 671 negociações analisadas, 108 ficaram nesse patamar, número que representa 16,1% do total dos reajustes concedidos. Ainda segundo o Dieese, 1,2% das negociações realizadas no ano passado ficaram no mesmo patamar da inflação e 6,9% ficaram abaixo do índice.
Ao analisar os reajustes segundo os setores da economia, os resultados são bem próximos. O setor de comércio foi o que obteve o maior número de negociações cujos reajustes dos pisos ficaram acima da inflação: 94,8%. Na indústria, 94,1% dos reajustes ficaram nesse patamar, ao passo que, em serviços e no setor rural, 86,8% e 88,5% das negociações, nesta ordem, ficaram acima do INPC.
No ano passado, o Dieese registrou que 0,9% das negociações da indústria ficou no mesmo nível da inflação. No setor de serviços, 2,1% dos reajustes foram iguais ao índice. No setor rural, 3,8% dos reajustes foram iguais ao índice. No setor de comércio não houve registro de negociação que ficou no mesmo patamar da inflação.