Plantão Integrado de Direitos Humanos apresenta ação inédita com a PM

Patrulha inclusiva é uma das novidades do carnaval em Salvador

Uma tropa especialmente capacitada está preparada para atender, orientar e acompanhar quem solicitar apoio durante os eventos

Realizada em parceria com a Polícia Militar, para apoiar a circulação de pessoas com deficiência, a Patrulha Inclusiva está entre as novidades deste ano do maior Plantão Integrado do país, com atuação em todos os dias do Carnaval 2026, com foco no uso intensivo de tecnologia, atuação integrada das forças policiais e ações voltadas à prevenção e à inclusão. 

Considerado o maior serviço em eventos populares e referência nacional na proteção e defesa de direitos durante grandes festas, além de ser o maior laboratório de políticas públicas para o desenvolvimento de ações contínuas, o Plantão Integrado se consolida como uma nova cultura de proteção com Governança colaborativa, atuando com mais de 40 instituições em conjunto, oferecendo suporte e acolhimento além do atendimento preventivo para crianças e adolescentes, pessoas idosas, mulheres, população LGBTQIAPN+, pessoas negras, pessoas com deficiência, trabalhadores/as, vítimas de trabalho indigno e escravo, e outros grupos vulneráveis. 

Nós da SUDEF fizemos contato com a Cleuma, e em diálogo com ela falamos da existência da Patrulha Inclusiva.

“A patrulha inclusiva está pautada, sobretudo, para ampliar o entendimento da pessoa com deficiência como partícipe da festa, como parte desse território festivo. E a polícia tem essa missão de servir e proteger a todos indistintamente, para que todas as pessoas tenham acesso e estejam presentes. Então, a patrulha inclusiva é mais do que um produto de segurança, ela é um sonho realizado, de ver quem tem uma deficiência auditiva, visual ou motora presente na festa. E a polícia deve estar apta e preparada para defender todos os públicos”, ressalta a Tenente-coronel Ivana Almeida. 

“Essa semana, no pré carnaval, uma mulher que utiliza cadeira de rodas chamada Cleuma, caiu da cadeira de rodas em meio a uma multidão.

Nós da SUDEF fizemos contato com a Cleuma, e em diálogo com ela falamos da existência da Patrulha Inclusiva.

Nesse momento ela relatou que teve uma experiência antes da queda que justamente fazia alusão ao serviço, mesmo sem ela saber, pois em todo o trajeto ela teve acompanhamento e acolhimento da Polícia Militar, e ela disse que isso foi muito importante porque ela se sentiu, além de acolhida, pertencente ao espaço e à festa, e partícipe desse momento de confraternização e celebração dos corpos, que é o carnaval de Salvador.

A Patrulha Inclusiva vem justamente responder que esse território é dela também”, enfatiza Marcelo Zig, superintendente do Direito da Pessoa com Deficiência.

Realizado pelo 4º ano consecutivo pelo Governo da Bahia, por meio da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH) em parceria com a Pontos Diversos, o Plantão Integrado atuará até a próxima terça-feira (17), com pontos fixos estratégicos instalados no Procon, na Avenida Carlos Gomes, no canteiro central da Avenida Centenário e na Estação da Lapa, e também com equipes volantes transitando pelos circuitos realizando ações preventivas, identificando e registrando ocorrências de violações de direitos e encaminhando casos para atendimento especializado.