Plataforma Bahia. Estado Voluntário contabiliza mais de 12 mil inscritos
Nesta segunda, 05, celebramos o Dia Internacional do Voluntariado
Nesta segunda-feira (05.12), é celebrado o Dia Internacional do Voluntariado, pois a data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 1985, como uma forma de reconhecer e promover o trabalho voluntário ao redor do mundo.
Ferramenta digital permite intermediar a relação entre quem deseja atuar como voluntário e organizações que precisam de ajuda.
Ao mesmo tempo, a Bahia comemora a marca de mais de 12 mil inscritos na Plataforma Bahia. Estado Voluntário.
Oportunidades
Com o intuito de estimular o exercício da solidariedade no Estado, a ferramenta digital foi lançada em 25 de setembro de 2019, e permite intermediar a relação entre os cidadãos que desejam atuar como voluntários e as organizações que precisam de ajuda.
Atualmente são 1.368 projetos, campanhas e doações cadastradas, 45.524 oportunidades de deixar o dia de alguém mais colorido, 12.592 voluntários e 583.788 horas de atuação solidária computada.
Programa
Kátia Camillo, coordenadora da plataforma estadual, explica que além de conectar voluntários e instituições com o mesmo ideal, a ferramenta também estimula o dever cívico da cidadania. Em suma, “ser voluntário é um exercício de cidadania que traz alegria para quem doa seu tempo. O Bahia. Contudo, o Estado Voluntário é um programa que conecta pessoas às iniciativas de solidariedade, trazendo grande benefício à sociedade”, destacou.
De acordo com o relatório mais recente publicado pela Organização das Nações Unidas (ONU) sobre o Estado do Voluntariado Mundial (SWVR 2022), apesar dos impactos socioeconômicos causados devido à pandemia da covid-19, o interesse global pelo voluntariado não diminuiu. Conforme estimativa global, o relatório aponta a taxa mensal de 862 milhões de voluntários pelo mundo.
Junte-se a essa corrente do bem!
Que tal doar parte do seu tempo para apoiar o trabalho voluntário? Basta fazer um cadastro no site (www.estadovoluntario.ba.gov.br), informando à área que gostaria de prestar serviço voluntário e a disponibilidade de horário.
Já os órgãos de governo ou entidades privadas (sem fins lucrativos) cadastram no site os projetos que necessitam de voluntários. Além das instituições governamentais, podem inscrever projetos entidades como ONGs, filantrópicas e outras do terceiro setor, desde que não possuam fins lucrativos.
Desenvolvimento
Realização das Secretarias de Justiça e Administração, o projeto Bahia. Estado Voluntário está alinhado com os objetivos de Desenvolvimento Sustentável, da Agenda 2030 da ONU, ao fomentar a prática do voluntariado.


Você precisa fazer login para comentar.