fbpx

Prefeitura promove Semana de Combate à Hanseníase

No último domingo, 27 de janeiro, foi celebrado o Dia Mundial de Combate à Hanseníase, doença  milenar que ainda hoje acomete milhares de pessoas pelo mundo. Para lembrar a data, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Centro de Referência em Tisiologia e Dermatologia Sanitária, realiza entre os dias 28 de janeiro e 01 de fevereiro a Semana de Combate à Hanseníase com atividades em todas as unidades de saúde e mobilização na Praça 9 de Novembro no dia 31 de janeiro.

A hanseníase tem como sintoma principal o aparecimento de manchas esbranquiçadas e ou avermelhadas. Com o tempo, há perda de sensibilidade ao calor, à dor e ao tato, que pode acontecer em qualquer parte do corpo. Em Vitória da Conquista, a pessoa que tiver qualquer mancha pode procurar a unidade de saúde mais próxima de sua residência ou o Centro de Referência que fica localizado na Praça João Gonçalves, s/n, Centro, ao lado do Centro de Atendimento e Apoio à Vida (CAAV), das 08h às 12h.

Atualmente, 27 pessoas residentes em Vitória da Conquista estão sendo tratadas no serviço que conta com uma equipe formada por médico, enfermeiro, fisioterapeuta, assistente social, farmacêutico e técnico de enfermagem.

CRESOL