fbpx

Professores estaduais e agentes da Polícia Civil anunciam paralisação

Categorias organizam parada nos serviços durante a quarta-feira (16).

Escolas estaduais baianas devem ficar sem aulas nesta quarta-feira

Os professores da rede estadual de ensino da Bahia anunciaram paralisação de 24 horas nesta quarta-feira (16). Os policiais civis do estado também divulgaram que vão parar as atividades no mesmo dia.

Com relação aos professores, de acordo com informações da APLB-Sindicato, a categoria vai participar de assembleia conjunta dos servidores públicos, que será realizada às 9h da quarta, no ginásio de esporte dos Bancários, na Ladeira dos Aflitos, centro de Salvador. A assembleia é promovida pela Federação dos Trabalhadores Públicos do Estado da Bahia (Fetrab).

Os representantes dos professores dizem que a decisão do sindicato foi tomada em assembleias realizada pelas 18 delegacias regionais e também em uma reunião feita nesta terça-feira (15), durante a manhã em Salvador.

Os trabalhadores questionam o reajuste linear do governo para a categoria, que será dividido em duas vezes: 2% em abril, retroativos a janeiro, e 3,91% sobre o salário de abril, no mês de julho, totalizando 5,91%. Esta última parcela seria paga no mês de setembro e foi antecipada pelo governo.

Polícia civil
Os policiais civis da Bahia informaram que irão paralisar as atividades a partir das 8h de quarta-feira e só retomarão os serviços no mesmo horário do dia seguinte. Durante o período, segundo o sindicato da categoria, será mantido 30% do efetivo trabalhando no atendimento para prisão em flagrante, levantamento cadavérico, crimes contra a criança e contra a vida.

A decisão, conforme divulgado, foi aprovada pela categoria na tarde de segunda-feira (14) durante assembleia promovida pelo SINDPOC (Sindicato dos Policiais Civis e Servidores da Secretaria da Segurança Pública da Bahia). O indicativo de paralisação de 24h foi deliberado na assembleia geral do funcionalismo público estadual no último dia 2, informa o sindicato.

Os servidores afirmam que não aprovam o Projeto de Lei que define o reajuste dos funcionários do Estado parcelado em duas vezes e decidiram intensificar a mobilização.

Por meio da assessoria de imprensa, a Polícia Civil da Bahia informou que quem precisar ter acesso aos serviços prestados por investigadores e escrivães da Polícia Civil, nesta quarta-feira, deverá procurar os delegados titulares das Delegacias Territoriais e Especializadas, que estarão abertas, atendendo ao público.

A PC diz ainda que a Delegacia Digital é outra opção disponível ao cidadão para o registro de ocorrências, a exemplo de furto ou roubo de veículos e arrombamentos.

Ainda de acordo com a Polícia Civil, outra alternativa é procurar as equipes do Plantão Central, que funciona no mesmo prédio da Central de Flagrantes, instalada na Avenida ACM, região do Iguatemi, para o registro de qualquer ocorrência policial.