Programas de residência médica da Santa Casa de Itabuna formam novos especialistas

A Santa Casa de Misericórdia de Itabuna realizou, na noite desta quarta-feira (11), cerimônia de entrega de certificados aos médicos que concluíram a especialização nos programas de residências médicas.
Desta vez, foram 11 profissionais que, durante três anos, aumentaram a capacidade técnica e enfrentaram desafios na alta complexidade nos hospitais Calixto Midlej Filho, Manoel Novaes e São Lucas, em Pediatria, Clinica Médica, Cirurgia Geral e Ginecologia e Obstetricia.
A cerimônia de conclusão da especialidade nos programas de residência médica foi aberta com a benção do padre Valdir Santos da Silva, que pontuou características essenciais aos profissionais de saúde.
“Cada um de nós tem um dom, uma missão. Vocês têm a missão de atuar com responsabilidade, empatia, compaixão, amor pelo próximo; cuidarem da saúde de quem necessita dela e salvar vidas”, disse o padre.
Os novos especialistas contaram que escolheram os programas de residência da Santa Casa de Itabuna pela estrutura do complexo hospitalar mantido pela instituição, a história de mais de 100 anos de assistência ao paciente e a chance de serem acompanhados por profissionais renomados e com atuação reconhecida na medicina baiana.

“A Santa Casa foi uma grata surpresa. Percebi um ambiente de trabalho bom.
O Calixto Midlej é um hospital que nos proporciona uma excelente formação, com possibilidade de atuar em grandes cirurgias e acesso à tecnologia de ponta.
Eu passei também em São Paulo, mas optei pelo Calixto, que foi uma boa escolha”, afirma Daniel Petez Matos Dias, médico especialista em cirurgia geral.
Já a relação da nova especialista em cirurgia geral Jamile Hardmann Santana com a Santa Casa começou quando ela ainda era estudante de Medicina.
“É uma residência que nos possibilita uma enorme evolução profissional, pois o Hospital Calixto conta com equipamentos de ponta.
Aqui, tive a oportunidade de trabalhar com pacientes de diferentes realidades social e econômica.
Eu consegui absorver os ensinamentos transmitidos por diferentes profissionais”.
A médica Gabriella Agrizzi Milanesi, nova especialista em Pediatria, partirá para mais uma especialização.
Desta vez, longe do sul da Bahia, mas planeja retornar para Itabuna e atuar no serviço do Hospital Manoel Novaes.
“Foi uma etapa importante na minha vida profissional, onde coloquei em prática meus conhecimentos e pude trocar experiência com profissionais que estão há anos atuando na medicina.
Conheci melhor o paciente do SUS e hoje compreendo a rotina de um hospital com a complexidade do Manoel Novaes”, conta Gabriella.
Quem também escolheu o Programa de Residência Médica do Manoel Novaes foi Letícia Machado Ferreira Chávez, que desde pequena sonhava em trabalhar na unidade, onde a mãe já atuava.
Ela é filha da médica pediatra e diretora técnica do HMN, Fabiane Chavéz.
“Foi uma escolha fácil e, ao mesmo tempo, desafiadora, pois a responsabilidade é ainda maior por ser filha de uma médica competente.
A residência foi o maior aprendizado neste início de carreira.
Apesar de todos os obstáculos, valeu muito a pena. Estou feliz também por permanecer onde dei os meus primeiros passos como profissional”, relatou emocionada a médica Letícia Machado.
O provedor da Santa Casa, Francisco Valdece, fez um apelo para que os novos especialistas cuidem de cada paciente como se fosse um familiar querido e que sigam rigorosamente o juramento feito.
“Em qualquer área, o profissional de excelência não é somente aquele que possui o domínio da técnica, mas também sabe ouvir as dores do outro, tem paciência, zelo e empatia com paciente.
Tenho certeza que essas características não faltarão em vocês”, assegurou.
O provedor também anunciou que a Santa Casa contará com novos programas de residência médica, o que abre possibilidade para chegada de mais especialistas no sul da Bahia.
Existe um déficit grande de profissionais para atuar em determinadas áreas.
“Por isso, conseguimos aprovação da implantação para instalação dos programas de Residência Médica em Anestesiologia e Nefrologia”, concluiu.
Os demais médicos que concluíram a especialização nesta quarta-feira foram Thaissa Fernandes de Souza Soares, Ecles José Fonseca Viana Júnior e Joaquim Santos Martins Napumuceno da Fonseca (Clínica Médica); Isabela Carvalho Malcun Cury (Cirurgia Geral); Áurea Karina dos Santos Cardoso (Pediatria); Amanda Telles Aguiar Pereira e Keith Karolinne Gomes Carrijo (Ginecologia e Obstetrícia)

Você precisa fazer login para comentar.