Sebrae e CNPq abrem seleção para Agentes de Inovação


Inscrições podem ser feitas até dia 14 de setembro no site www.concepcaoconcursos.com.br

Estão abertas as inscrições para participar da seleção do Programa Agentes Locais de Inovação (ALI). Os selecionados atuarão como agentes e orientadores do programa, que tem o objetivo de disseminar soluções de inovação e tecnologia nas micro e pequenas empresas. As inscrições devem ser feitas até o dia 14 de setembro, através do site www.concepcaoconcursos.com.br. As taxas são de R$ 70 para orientador e R$ 60 para agentes.

O ALI é desenvolvido a partir de um acordo de cooperação técnica firmado entre o Sebrae e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). As vagas para agente são para os municípios de Salvador (15 vagas), Feira de Santana (oito vagas), Vitória da Conquista (três vagas), Ilhéus (duas vagas) e Barreiras (duas vagas). Para orientador, há uma vaga que coordenará o trabalho desses 30 agentes.

Para se candidatar à vaga de orientador, é necessário ter formação superior concluída, no mínimo, há seis anos, em qualquer área e mestrado ou doutorado nos cursos de: Administração de Empresas, Engenharias, Ciências Econômicas, Publicidade, Sistemas de Informação, Ciência da Computação. É necessário ter também experiência comprovada na área de Gestão, Mercado, Inovação e Tecnologia.

Já para as vagas de agente local de inovação, é necessário ter formação superior concluída, em até três anos (prazo máximo – 30/10/2009) nos cursos de: Engenharia Civil, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica, Engenharia Ambiental, Desenho Industrial, Engenharia Mecânica, Design, Moda, Marketing, Administração, Economia, Nutrição, e profissional da área de Contábeis, Enfermagem e Tecnologia da Informação com pós-graduação em Gestão de Negócios. Os selecionados passarão por capacitações para atuarem junto às empresas. O edital pode ser acessado na íntegra através do sitewww.concepcaoconcursos.com.br.

A empresária Rosália Rosa é proprietária de um negócio no setor de confecção, em Vitória da Conquista, e recebeu o atendimento do Projeto ALI. Para ela, o projeto mudou a visão do mercado e a maneira de enxergar a atuação do empreendimento no segmento. “Graças ao ALI, hoje nós sabemos que temos capacidade de competir, podemos trabalhar tranquilas sem ser sombra de nenhuma empresa, pois temos produtos, preço e qualidade”, conta a empresária.

O Projeto ALI

Através do ALI, o Sebrae oferece um atendimento contínuo e in loco, com a intenção de fomentar a inovação em produtos, processos e gestão em micro e pequenas empresas. O projeto aproxima as micro e pequenas empresas dos provedores de soluções e insere a cultura da inovação nessas organizações.