Segurança Pública: iniciada Operação São João 2019
O Departamento Estadual de Trânsito e a Polícia Militar da Bahia iniciaram a operação São João 2019. Blitzes educativas estão sendo montadas realizando exames de alcoolemia, além de verificação de documentos e buscas, inclusive com auxílios de cães farejadores.

A operação do período junino faz parte da campanha “Paz no Trânsito” e ocorre, simultaneamente, na capital, região metropolitana e mais dez cidades do interior que recebem um grande volume de pessoas nos dias de festas.
O objetivo é combater a combinação de bebida e direção, para a redução do número de acidentes, além de coibir o tráfico de drogas e armas. Segundo o diretor geral do Detran, Rodrigo Pimentel, estão sendo utilizados cem profissionais do órgão nas operações que seguem até o dia 25 de junho. “O Detran trabalha integrado com a PMBA o ano todo, mas em eventos como o São João, em que há aumento expressivo de veículos nas rodovias, a gente intensifica essa parceria. Com isso, conseguimos realizar maior número de fiscalizações e trazer mais segurança para o cidadão. Estamos atuando nos grandes centros com blitzes de alcoolemia e verificação da situação dos veículos”, explicou Pimentel.
Já a Polícia Militar tem um efetivo de mil policias atuando na operação conjunta com o Detran. Destes, 200 estão na capital e mais 800 espalhados por mais de dez cidades do interior. Além disso, a PM terá um efetivo de 20 mil policiais cuidando da segurança das pessoas que vierem curtir os festejos de São João.
O comandante geral da PMBA, coronel Anselmo Brandão, destacou a contribuição das operações. “Já entramos na semana dos festejos e adotamos logo as ações preventivas realizadas com o Detran e outras instituições de segurança pública. É um trabalho de prevenção, para preservar vidas. Vamos fortalecer bastante questões ligadas ao combate do uso de bebidas no trânsito, ao uso de cinto de segurança, porte ilegal de armas entre outros. Mas é importante citar que as blitzes também têm um caráter de repressão para evitar que o crime circule nas rodovias”.
O coronel acrescentou que, no interior, as operações estão concentradas nas principais vias que dão acesso às grandes festas de São João. “A tecnologia também está presente e contamos com uso de drones e radares móveis que são ferramentas que nos auxiliam e dão maior sensação de segurança para a sociedade. Temos ainda uma central de controle de reconhecimento facial e utilizamos os cães na busca por drogas e outros objetos.”, concluiu.
O aparato tecnológico também está presente nas ações realizadas pelo Detran. O órgão utiliza, de forma itinerante, dois equipamentos de reconhecimento de caracteres (OCR), que auxiliam na identificação de veículos com algum tipo de restrição. O coordenador de fiscalização do Detran, capitão Márcio Santos, explicou o funcionamento do OCR. “O equipamento possui uma câmera de longo alcance em que a gente determina o foco de acordo com a via e abordagem montada. Com isso, conseguimos ter tempo hábil para parar o veículo identificado pelo aparelho e que apresente alguma irregularidade”.
Você precisa fazer login para comentar.