Sessão preparatória abre trabalhos legislativos de 2018

Camara Vitória da Conquista

 

Conforme anunciamos em edições anteriores, os trabalhos legislativos da Câmara Municipal de Vitória da Conquista foram oficialmente reabertos na manhã da última sexta-feira em sessão preparatória. A solenidade, realizada no Plenário Carmem Lúcia, contou com a participação de representantes dos poderes Legislativo e Executivo, além de veículos de imprensa e sociedade civil.

 

A sessão reforça a independência e convivência harmônica entre os poderes Executivo e Legislativo. Na ocasião, o presidente da Câmara, Hermínio Oliveira, e o prefeito Municipal, Herzem Gusmão, puderam apresentar o balanço do trabalho realizado por ambos os poderes durante o ano de 2017, assim como discursar sobre as expectativas e metas para esse ano.

 

Herminio – Em seu discurso de abertura dos trabalhos legislativos, Hermínio Oliveira se comprometeu em continuar presidindo a Câmara com austeridade e de forma harmônica com os vereadores e Administração da Casa, em prol do desenvolvimento de Vitória da Conquista.

 

O edil destacou debates importantes realizados pelo Legislativo no ano passado, como a subvenção econômica à Empresa Municipal de Urbanização de Vitória da Conquista, debates sobre a Policlínica de Regional de Saúde, Programa de Refinanciamento de Dívidas Tributárias e Preços Públicos, entre outros. Ele frisou também atuação da Comissão de Combate à Seca e aprovação de projetos como IPTU Verde, reservas de vagas de estacionamentos para gestantes, prazo da Rede de Saúde para atendimento ao idoso, e o Julho Vermelho – campanha de conscientização de doação de sangue. “Neste ano vamos prosseguir fazendo o melhor possível e estando sempre alerta para defender o nosso munícipio, em toda e qualquer ocasião”, afirmou Hermínio.

 

Herzem agradece – O prefeito Herzem Gusmão, destacou que a Câmara Municipal tem feito um trabalho importante, mesmo com a crise econômica. Mesmo diante das dificuldades, o prefeito afirmou que contou com a “compreensão da Câmara”. Ele citou projetos importantes como a aprovação de uma subvenção econômica à Emurc (Empresa Municipal de Urbanização de Vitória da Conquista) para manutenção das atividades da empresa. Com isso, de acordo o prefeito, as obras tocadas pela empresa foram retomadas, especialmente a recuperação e asfaltamento de ruas e avenidas.

 

O gestor afirmou que conta com o mesmo empenho da Casa em ações para 2018 e relatou alguns projetos previstos: asfaltamento de ruas dos bairros Morada Real, Miro Cairo e Henriqueta Prates; revisão do contrato com a Embasa; implantação da Casa Rosa, destinada às mulheres vítimas de violência; e instalação da primeira subprefeitura do município, no distrito de José Gonçalves.

 

Governo Municipal assegura pagamentos aos servidores

 

O Governo Municipal se reuniu com o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais – SINSERV, para assegurar que o pagamento do terço de férias aos servidores será realizado no dia 28 de fevereiro.

 

Na ocasião, a secretária municipal de Administração, Silvana Alves, esclareceu que a arrecadação do Município, referente ao exercício financeiro de 2017, foi menor do que a prevista. A atual Administração também se surpreendeu com o acúmulo de terços de férias que deveriam ser pagos aos servidores contratados no momento da rescisão do contrato. “Era uma prática da administração anterior acumular as férias das pessoas contratadas e pagá-las apenas na rescisão.

 

Isso gerou um déficit de férias muito grande para ser pago em nossa gestão”, explicou a secretária da pasta.

 

Para melhorar ainda mais o planejamento e a gestão dos recursos públicos, a Secretaria de Administração solicitou de todas as secretarias a definição do calendário anual de férias.

 

A medida visa organizar o cronograma de forma que a distribuição do período de férias seja feito sem prejuízos ao serviço em nenhuma época do ano.

 

Para o presidente do Sinserv, José Marcos Amaral, a reunião foi satisfatória. “Fizemos críticas construtivas e a Administração foi muito solícita em pagar o terço de férias ao fim do mês. As horas extras cumpridas também serão devidamente pagas”, explicou o sindicalista.