Sudoeste ganha novo laboratório e ambulâncias para o SAMU
O Laboratório Municipal de Referência Regional (LMRR), inaugurado em Guanambi, no sudoeste do estado, nesta quinta-feira (12) pelo governador Jaques Wagner atenderá moradores da cidade e de outros 20 municípios da região. Nesta quinta, o governador também entregou 23 ambulâncias para as unidades regionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Guanambi e de Bom Jesus da Lapa.
Com equipamentos de última geração, a unidade vinculada ao Laboratório Central (Lacen) realizará até dois mil exames por dia, identificando doenças como HIV, hepatite e rubéola, em menos de uma hora. “Este laboratório facilita a vida dos moradores da cidade e da zona rural. Às vezes, era preciso esperar até 30 dias por exames que precisavam ter as amostras analisadas na capital”, comparou o motorista João Aparecido Lacerda.
Segundo o superintendente de Assistência Farmacêutica, Ciência e Tecnologia em Saúde, Alfredo Boa sorte, os exames feitos no laboratório vão ajudar no diagnóstico e tratamento de doenças da população. “Este laboratório é equipado para realizar exames simples e complexos que, muitas vezes, precisavam ser analisados em São Paulo, Belo Horizonte ou Salvador”. Os resultados são enviados pela internet aos municípios, que coletam as amostras e encaminham os materiais para os exames.
Descentralização
De acordo com o governador, o laboratório é parte do processo de descentralização no atendimento à saúde da população. “O laboratório facilita o diagnóstico de doenças e a realização de exames. Os resultados são muito mais rápidos. Isso, aliado ao atendimento dos agentes de saúde, dos postos de saúde da família e dos hospitais, promove a descentralização do atendimento na capital ou em municípios maiores, facilitando a vida de quem mora aqui”, disse o governador.
A Rede Estadual de Laboratórios de Saúde Pública é composta por nove unidades regionais localizadas em Bom Jesus da Lapa, Salvador, Teixeira de Freitas, Vitória da Conquista, Serrinha, Senhor do Bonfim, Brumado, Jequié e Paulo Afonso, além do laboratório de Guanambi entregue nesta quinta-feira.
Samu
As unidades do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência entregues vão ser distribuídas para as centrais de regulação do Samu de Guanambi e Bom Jesus da Lapa, favorecendo municípios do sudoeste e oeste do estado. O Samu regional de Guanambi recebeu 11 ambulâncias e o de Bom Jesus da Lapa, 12, entre unidades de suporte básico e avançado.
O estudante Arley Donato, 25 anos, afirmou que “aqui temos muitos acidentes de motos, e o atendimento rápido é fundamental. Não tenho dúvida que, com a ampliação deste serviço, todos os moradores da região serão beneficiados”.