Teste do Pezinho: exame é disponibilizado no Hospital Municipal Esaú Matos

Camara Vitória da Conquista

Um furinho no calcanhar do recém-nascido e cinco gotinhas de sangue no papel. Esse procedimento, determinante para a saúde do bebê, é a Triagem Neonatal Biológica (TNB), mais conhecido como “Teste do Pezinho”. Simples e rápido, o exame, que é fundamental para o diagnóstico precoce de várias doenças genéticas, metabólicas e infecciosas, faz parte da rotina da maternidade do Hospital Municipal Esaú Matos.

Em 2022, foram realizados no Hospital 700 Testes do Pezinho. E de janeiro até 5 de junho deste ano, o procedimento já foi feito em 305 recém-nascidos. Os números são referentes aos exames feitos nos bebês que permanecem no leito hospitalar no período em que o teste deve ser realizado, ou seja, entre o terceiro e quinto dia de vida, como preconiza o Ministério da Saúde. “Aqui, realizamos o teste sempre de segunda a sexta nos bebês que ainda estão internados”, comenta Denise Andrade, responsável por coletar as amostras.

Caso não seja possível realizar a coleta no Hospital, as famílias são orientadas a fazer o teste na Unidade de Saúde mais próxima da residência. “A maioria das puérperas recebe alta em até 24 horas. Como nesse período o teste não tem eficácia, o trabalho da nossa equipe técnica é reforçar a importância de se procurar uma Unidade de Saúde para realizar o exame, já que o Teste do Pezinho pode ajudar a prevenir as complicações e sintomas das doenças investigadas”, afirmou Diogo Azevedo, diretor-geral da Fundação de Saúde Pública de Vitória da Conquista, que mantém o Hospital.

Nesse sentido, o médico pediatra, Marcos Paraiso, faz um alerta aos pais: “Papais e mamães, levem os seus pequenos para realizarem o Teste do Pezinho. O diagnóstico precoce pode mudar o prognóstico e a evolução da vida deles. Preservem e cuidem da saúde seus filhos, não deixem de fazer o exame”.