TJBA realiza “Especial Mês da Mulher” destacando papel feminino no judiciário

Imagem Galeria

Oito de março, dia Internacional da Mulher. Um dia que marca a luta pela igualdade de direitos, que promove reflexões e debates sobre as conquistas e os desafios. Reforçando a celebração desta data, o Poder Judiciário da Bahia (PJBA), por meio da Secretaria de Gestão de Pessoas (Segesp), inicia a publicação de vídeos especiais com mulheres do Judiciário baiano, destacando o papel do sexo feminino na sociedade.

O primeiro vídeo do “Especial Mês da Mulher” tem a Desembargadora Nágila Brito, responsável pela Coordenadoria da Mulher do PJBA, como protagonista. Na publicação, a Magistrada fala sobre as lutas e desafios, além de contar relatos pessoais. Entre as temáticas, a Desembargadora comenta questões como o que é ser mulher, o mercado de trabalho para o sexo feminino; preconceitos; e momentos marcantes no PJBA.

Ao final, a Magistrada replica a mensagem de um poema da escritora brasileira, Cora Coralina, que fala sobre ensinamentos, disposição para a luta, recomeço na derrota, crença nos valores humanos e otimismo. “Me identifico com esse poema, é praticamente um mantra que deveríamos falar todos os dias, ser otimistas apesar de tudo”, afirma.

No Poder Judiciário da Bahia há 4.389 servidoras mulheres, 57% do total de 7.743 servidores; 29 desembargadoras (47% do total de 61 desembargadores); e 245 juízas (42% de 557 juízes).