TJBA recebe mais de 170 alunos no Projeto Conhecendo o Judiciário, no mês de abril
Durante o mês de abril, o Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) recebeu 174 estudantes no Projeto Conhecendo o Judiciário, gerido pela Assessoria de Comunicação Social (Ascom).
Essa iniciativa permite que alunos do curso de direito e do ensino médio explorem a estrutura do Judiciário baiano.
No dia 3 de abril, a turma da Faculdade UniRuy visitou o TJBA, onde teve a oportunidade de conhecer o edifício-sede e interagir com servidores e magistrados.
O Desembargador Lidivaldo Reiche conversou com os alunos sobre os desafios da carreira na magistratura e a história do TJBA. Ele, também, deu conselhos para os futuros profissionais.
No dia 10, os estudantes da UniFTC Paralela conheceram a Desembargadora Soraya Moradillo, que compartilhou sua trajetória na magistratura, incluindo as dificuldades enfrentadas no início da carreira e sua experiência ao montar o primeiro escritório de advocacia, enquanto se preparava para concursos.
Para a Desembargadora, o Conhecendo o Judiciário possibilita aos estudantes de direito terem conhecimento da grandiosidade do Tribunal de Justiça, de todo o trabalho e atividades que são desenvolvidas pelos desembargadores e pelos demais assessores e servidores. “É importante que eles conheçam não só a estrutura, como também o trabalho que se desenvolve aqui dentro”, afirmou.
A aluna Ana Carine, do 1º semestre do curso de direito da UniFTC, relatou sua experiência com o projeto. “Está sendo uma oportunidade para conhecer todas as áreas e serviços que não conhecia, de grande valia e um reforço para a nossa formação”.
Em 11 de abril, os alunos da Unifacs de Feira de Santana visitaram as instalações do TJBA e aprenderam sobre o funcionamento da justiça baiana.
No dia 23, estagiários do TJBA participaram de uma visita guiada e um bate-papo com o Ouvidor-Adjunto, Guilherme Carvalho, que externou a importância da educação na formação dos jovens.
Na quinta-feira (24 de abril), os alunos da Unime de Lauro de Freitas conheceram o prédio do TJBA.
Para encerrar o mês, os estudantes da Unex de Jequié tiveram a chance de conversar com o Desembargador Nivaldo Aquino, que compartilhou sua experiência como policial militar e falou sobre concursos públicos e atuação nas comarcas do interior.
Para o magistrado, esse contato com a sociedade tem tornado cada vez mais transparente o Poder Judiciário no estado da Bahia.
.
Como participar
O Conhecendo o Judiciário é voltado a graduandos do curso de direito e estudantes de níveis médio e técnico. As visitações ocorrem às terças, quintas e sextas-feiras.
Durante o turno da manhã, no edifício-sede do TJBA; e à tarde, no Fórum Ruy Barbosa.
Para participar dessa ação, o professor responsável pelo grupo de estudantes deve solicitar a visita, previamente, mediante o envio de mensagem para o e-mail ascom@tjba.jus.br, indicando, no assunto, “Conhecendo o Judiciário”.