Tuberculose é doença grave, contagiosa: conheça sintomas e tratamento pelo SUS
A tuberculose é uma doença grave e contagiosa que pode levar a pessoa a óbito se não for tratada de forma correta.
A boa notícia é que tem cura e o o tratamento é disponibilizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Diagnóstico e tratamento gratuitos
Em Vitória da Conquista, a Secretaria Municipal de Saúde, oferece diagnóstico e tratamento no Centro Municipal de Pneumologia e Dermatologia Sanitária.
Está localizado na Praça João Gonçalves, no Centro, de segunda a sexta-feira, das 7h às 12h. O telefone de contato é (77)3429-7263.
Enfrentamento da doença
Prioritariamente, a fim de alertar a população sobre os sintomas e tratamento da doença, que tem o 17 de novembro definido pelo Ministério da Saúde como Dia Nacional de Enfrentamento da Tuberculose, a Secretaria Municipal de Saúde orienta as pessoas a suspeitarem de tuberculose caso apresentem sintomas de tosse persistente, seca ou produtiva, por mais de três semanas, acompanhada ou não de febre baixa, além de suor noturno, falta de apetite, perda de peso, cansaço ou dor no peito. Porém, só pelo fato de existir a tosse há mais de três semanas, já é recomendável procurar o serviço de saúde.
Vigilância Epidemiológica
Segundo dados da Vigilância Epidemiológica, em 2024, até o mês de outubro, foram confirmados, em Vitória da Conquista, 26 casos de pessoas com tuberculose, sendo que dois evoluíram para óbito.
Mas, segundo a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Amanda Lima, a Secretaria Municipal da Saude segue vigilante.
Acompanhamento
Principalmente, fazendo o acompanhamento dos casos no centro de referência e também orientando os profissionais de saúde e a população sobre os sintomas e o tratamento da doença.
“A tuberculose é uma doença preocupante do ponto de vista da saúde pública, uma vez que acomete um número significativo de pessoas, e que, se não tratada oportunamente, pode evoluir para óbito.
Porém, é muito importante que a população saiba reconhecer os sinais e sintomas que podem ser da tuberculose.
Portanto, a orientação é para que todo indivíduo que apresente tosse há mais de três semanas procure a unidade de saúde mais próxima da sua casa.
Além disso, o centro de referência do agravo, onde será acolhido e encaminhando para a realização de exames.” explica Amanda.