Uesb celebra 45 anos de história, formação e compromisso público

Camara Vitória da Conquista

Imagem: Ascom UESB

Com o lema “Educação para uma vida plena”, a Uesb constrói, há 45 anos, uma trajetória de transformação social e compromisso público. 

Em dezembro de 2025, a Instituição celebra essa data, com o orgulho de fazer a diferença no coração do Sudoeste da Bahia. 

Texto e imagem: Ascom UESB

Entre seus cursos de formação e centenas de projetos, histórias foram e continuam sendo escritas em Itapetinga, Jequié e Vitória da Conquista.

Fruto das Faculdades de Formação de Professores, a Uesb ganhou caráter de universidade em 1980.

É nesta primeira década que a Instituição expande seu papel e se torna protagonista de uma política de interiorização do Ensino Superior no estado da Bahia.

Hoje, a Universidade é vista como referência nacional, ao se conectar com a comunidade por meio do ensino, da pesquisa e da extensão. 

Atuando diretamente nos territórios de identidade do Médio Rio de Contas, Médio Sudoeste e Sudoeste Baiano, a Instituição é agente transformador por meio do conhecimento acadêmico, científico, cultural e cidadão.

“A Universidade é conhecimento, é ciência, mas, ao mesmo tempo, é desenvolvimento de pessoas, autoconhecimento, é promotora de arte, de cultura, de inclusão, de autonomia, de descoberta.

Então, ela resume vários aspectos que são essenciais para a construção de uma sociedade verdadeiramente humana, focada no desenvolvimento da humanidade e das pessoas individualmente”, destaca o professor Luiz Otávio de Magalhães, reitor da Uesb.

Hoje, são 47 cursos de graduação, 39 cursos de pós-graduação stricto sensu, mais de 15 mil estudantes, de mil professores e de 500 servidores técnicos administrativos fazendo a Universidade avançar nos três campi.

Para além da estrutura, a Uesb está presente na comunidade por meio das centenas de projetos de extensão e de pesquisa, impactando em diferentes áreas da sociedade.

Pensar uma Universidade que transforma é atender inúmeras frentes que integram os pilares do ensino, da pesquisa e da extensão.

Fazem parte desse processo, projetos voltadas para formação complementar (ensino, estágios e experiência acadêmica), oportunidades para o auxílio e permanência estudantil (programas de auxílios) e para o estudante aplicar na comunidade o aprendizado (projetos de iniciação científica e de extensão).

Comemoração 45 anos – Para este marco histórico, a Assessoria de Comunicação (Ascom) lançou um vídeo institucional, que conta parte desse legado e reúne alguns depoimentos de pessoas que constroem, diariamente, a Uesb.

Em tantos anos, a Instituição contribuiu com uma formação crítica e referenciada de milhares de alunos e segue transformando os territórios baianos, conectando o saber ao cotidiano das pessoas. 

Essas quatro décadas e meia são celebradas ainda com um selo comemorativo, construído com traços fluídos e um design que simboliza a unicidade que existe na Instituição ao integrar a academia com a comunidade, bem como seus pilares: ensino, pesquisa e extensão. 

Ainda neste ano, a Ascom lançará uma nova edição da Revista Uesb, com outras histórias e marcos desses 45 anos.

O material trará conteúdos que abordam desde a formação da Universidade até os avanços e conquistas