Unidades de Saúde realizam “dia D” da campanha de combate às Hepatites Virais
Nos últimos dias da Campanha do Julho Amarelo, que intensifica as ações de combate às Hepatites Virais, as unidades de saúde têm realizado dia D de testagens para detectar a doença em usuários que buscam a unidade para atendimentos de outros serviços.
Nesta quinta-feira (29), a Policlínica de Atenção Básica São Vicente (CAE II), no bairro São Vicente, montou um estande de testagem na porta da unidade e a equipe de saúde da Policlínica de Atenção Básica Admário Silva Santos, do bairro Brasil, em parceria com o Centro de Atenção à Vida (CAAV), realizou uma ação de testagem dentro do ponto de vacinação contra Covid-19 da Paróquia Rainha da Paz, onde ocorre a aplicação da segunda dose.
A diretora de Atenção Básica do município, Camila Ribas, disse que as hepatites são doenças silenciosas e ações de busca ativa como essa, ajudam a garantir o sucesso do tratamento. “É muito valiosa essa interação entre a Vigilância em Saúde, por meio do CAAV, e a Atenção Básica, principalmente para o diagnóstico das hepatites nas ações e fazer o máximo de captação possível desse público jovem adulto para podermos fazer os testes e, em casos positivos, iniciar o tratamento o mais rápido possível”, ressaltou a diretora.
As atividades de rastreamento das Hepatites Virais já estão inseridas nas rotinas das unidades durante todo o ano e no mês de campanha do Julho Amarelo, as equipes planejam suas ações para intensificar e fazer uma divulgação mais ampla para a comunidade sobre os riscos e prevenção das hepatites.

Texto e imagem: Secom PMVC.