Vacinação de pessoas de 26 anos ou mais nesta segunda e terça em Conquista

Secretaria Municipal de Saúde realiza mutirão de 24 horas de vacinas: 12 horas na segunda e 12 na terça-feira. Confira público alvo locais e horários

A Secretaria Municipal de Saúde realiza dois mutirões na segunda e na terça-feira, com 12 horas de vacinação cada dia. Os pontos vão começar a aplicar a vacina às 9h e atenderão até 21h para vacinar quatro faixas etárias: 29, 28, 27 e 26 anos ou mais. A vacinação será escalonada, com seis horas para cada idade.

Texto e ilustrações: Secom PMVC.

Nesta segunda (23), de 9h às 15h: 29 anos ou mais. Das 15h às 21h: 28 anos ou mais. Os pontos serão: drive-thru da Ufba e nos pontos fixos para pedestres da Paróquia Rainha da Paz (Patagônia), Escola Municipal Mozart Tanajura (Vila América), quadra esportiva da Fainor (Candeias) e 9º Batalhão de Polícia Militar (Ibirapuera), com exceção do ponto de vacinação do Salão Paroquial da Santa Luzia, na Urbis V, pois o espaço será utilizado pela Paróquia na segunda-feira.

Na terça-feira (24), das 9h às 15h, 27 anos ou mais. A partir das 15h às 21h: 26 anos ou mais. Neste dia, todos os pontos estarão funcionando, incluindo o Salão Paroquial da Santa Luzia.

SEGUNDA DOSE – Na segunda-feira (23), também haverá aplicação da 2ª dose da AstraZeneca/Fiocruz para as pessoas que tiverem data de retorno para o dia 24 de agosto ou datas anteriores. A vacinação será das 9h às 16h no ponto fixo para pedestres do Ginásio da Nova Sião, no Alto Maron, e no drive-thru do Comando de Policiamento da Região Sudoeste (CPRSO), no Kadija, o horário será reduzido, 13h às 16h, pois durante a manhã o espaço será utilizado para outra atividade do Comando.

A 2ª dose também estará disponível das 8h às 12h e das 14h às 16h, em 12 unidades de saúde: UBS Panorama, UBS Hugo de Castro (bairro Guarani), UBS Vila América, UBS Dr. Admário Santos (bairro Brasil), UBS CAE II (bairro São Vicente), USF Vila Serrana, USF Jardim Valéria, USF Conveima, USF Solange Hortélio (Urbis II), USF Nova Cidade, USF Miro Cairo e USF Urbis VI.

Vacinados também os Migrantes Venezuelanos acolhidos na cidade

Foto Secom PMVC

Na manhã deste sábado (21), as secretarias de Desenvolvimento Social (Semdes) e Saúde (SMS) fizeram uma ação conjunta para atendimento à famílias de venezuelanos que estão morando em Vitória da Conquista. O objetivo foi conscientizar sobre a importância da vacina contra Covid-19 e vacinar os adultos que aceitassem.

“Nós hoje tivemos todo cuidado de fazer as orientações respeitando a cultura deles. Oferecemos a vacina que foi aceita por alguns e a médica avaliou as crianças” explicou a enfermeira da Área Técnica de Saúde do Adulto, Idoso e Populações Específicas da SMS, Érica Pontes. Além da vacina e do atendimento médico, a equipe distribuiu máscaras.

Drª Márcia Rhaiana avalia as crianças e orienta seus pais. Foto: Secom PMVC

Durante a ação, foi realizado também orientações quanto aos cuidados da vida diária feito pelas equipes do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas). “Nós tivemos o cuidado de aproveitar o momento da vacina, para oferecer outros cuidados, como orientação quanto a higiene, a alimentação e moradia”, explicou a gerente de Média Complexidade da Proteção Especial, Tainá Alves.

Argeni Josue Mata Mata, de 20 anos, sua esposa, filha e sogros são de etnia Warao e há quatro meses em Vitória da Conquista. Ele comentou da sua satisfação com o atendimento da prefeitura: “Estamos no Brasil há dois anos, aqui em Conquista estou há quatro meses e já consegui um trabalho. Hoje me vacinei, muito obrigado a todos”.