Vestibular UESB reúne mais de 9,3 mil candidatos

Texto e foto: Ascom UESB

Tema da redação: exposição digital infanto juvenil

A jornada em busca de uma vaga nos cursos de graduação da Uesb começou neste domingo, 30. Mais de 9,3 mil candidatos compareceram aos locais de prova depois de um ano de preparação, testando seus conhecimentos no tradicional Vestibular.

A aplicação aconteceu em Itapetinga, Jequié e Vitória da Conquista, cidades onde a Uesb possui campus. O primeiro dia de provas foi marcado pelas questões de Língua Portuguesa, Literatura Brasileira, Língua Estrangeira (Inglês, Francês ou Espanhol) e Matemática.

Além disso, os estudantes responderam à prova de Redação, que trouxe como tema o impacto da exposição digital excessiva no desenvolvimento de crianças e adolescentes no Brasil.

Referência em Ensino Superior na Bahia, a Uesb oferece um espaço onde diferentes trajetórias podem encontrar sentido.

O catálogo de cursos abrange múltiplas perspectivas de formação e permite que o estudante escolha caminhos alinhados à sua vivência e expectativas.

“A Universidade abriga um universo de propósitos. Aqui, o candidato pode identificar a carreira que dialoga com sua história e com o que deseja construir”, destaca o professor Reginaldo Pereira, pró-reitor de Graduação.

Reconhecer esses propósitos também significa compreender a diversidade sociocultural dos estudantes que chegam à Instituição, reforçando o compromisso da Uesb em acolher realidades distintas e promover oportunidades de transformação.

Como Jeane Quaresma, que, aos 45 anos, enxerga na formação em Pedagogia o propósito que precisou adiar por muitos anos devido à necessidade de trabalhar e à maternidade.

Nesta edição do Vestibular, ela decidiu dar o primeiro passo para realizar o sonho antigo. “É um curso que me motiva, porque trabalha com crianças e com pessoas.

Meus pais não puderam estudar, mas hoje eu tenho essa oportunidade. Aos 45 anos, nunca é tarde. A gente adia muita coisa na vida, mas meu tempo chegou.

Hoje estou aqui para tentar Pedagogia”, comenta.

De Lençóis, na Chapada Diamantina, Vinícius Robert percorreu uma longa distância até Vitória da Conquista para fazer a prova.

Ele pretende cursar Medicina, sonho que carrega desde a infância. A profissão representa, para ele, a chance de atuar de forma mais humana.

“Medicina sempre foi uma paixão, muito por causa dos meus avós.

Meus pais sempre me incentivaram e, depois que terminei o Ensino Médio, tive certeza de que era isso que eu queria”, compartilha seu propósito de vida. 

Comprometimento – O número recorde de inscritos no processo seletivo – mais de 12,2 mil candidatos – reafirma a tradição da Uesb, uma das poucas instituições públicas que mantém o processo seletivo como forma de acesso.

“Nossa expectativa é muito positiva. Estamos com toda a equipe organizada, desde fiscais e coordenadores até profissionais de acessibilidade, como ledores e transcritores”, afirma o pró-reitor.

Com papel decisivo nos múltiplos territórios de identidade baiano, a Uesb disponibiliza cerca de mil vagas no Vestibular deste ano, com 47 opções de cursos que abrirão caminhos a um futuro brilhante.

Com 45 anos de história, a Universidade forma profissionais críticos e comprometidos com o desenvolvimento regional.

Nesse percurso, a Instituição tem ampliado e fortalecido suas políticas de acesso e permanência estudantil, reafirmando seu compromisso com a diversidade e a transformação social. Só neste ano, mais de 6.100 inscritos são oriundos de escolas públicas.

“Essas iniciativas fortalecem a inclusão e contribuem para o desenvolvimento da região”, conclui Reginaldo.