Visita de cônsul de Portugal a Vitória da Conquista visa fortalecer laços institucionais e econômicos

Texto e imagem: Secom PMVC

A Prefeitura de Vitória da Conquista realizou a recepção do Cônsul-Geral de Portugal em Salvador, Ricardo Cortes, nesta segunda-feira (19), no Gabinete Civil.

A visita oficial segue até quarta (21) e visa estreitar laços diplomáticos e discutir futuras cooperações institucionais entre o município e Portugal, explorando oportunidades de intercâmbio econômico e cultural.

Essa é a primeira vez que o cônsul-geral de Portugal realiza uma visita oficial ao município.

Texto e imagem: Secom PMVC

O diplomata, que chegou acompanhado do vice-presidente da Câmara Portuguesa de Comércio no Brasil, Bruno Pena, foi recebido pelo vice-prefeito, Aloisio Alan, pelo secretário chefe da Casa Civil, Ivanildo da Silva, e pelos secretários Daniella Oliveira (Comunicação), Marcos Ferreira (Desenvolvimento Econômico), Breno Farias (Desenvolvimento Rural), Rodrigo Bulhões (Finanças), Romar Barros (Gestão e Inovação), Jackson Yoshiura (Infraestrutura Urbana), Jônatan Meireles (procurador-geral) e Lincoln Martins (subprocurador-geral), além de assessores civis.

Durante o encontro, Cortes demonstrou entusiasmo com a diversidade produtiva local apresentada no vídeo institucional.

“O mercado apresenta-se com grande potencial.

Algumas coisas que eu já sabia, como a produção de cogumelos, e outras não.

Coloco a minha total disponibilidade para identificar pontos de convergência e áreas de colaboração.

O objetivo é trabalharmos juntos e atrair novos investimentos para Portugal”.

O Cônsul-Geral destacou que a diplomacia moderna deve atuar como um elo direto com as regiões.

“A nossa função como diplomatas é ligar pessoas e instituições.

Esse é o objetivo que me traz hoje aqui. As primeiras impressões de Vitória da Conquista são fantásticas e o acolhimento é incrível”, afirmou Ricardo.

Sobre o suporte aos lusodescendentes e a continuidade da parceria, o diplomata reforçou: “Temos na nossa gênese o apoio aos cidadãos de nacionalidade portuguesa e lusodescendentes. É a primeira vez que nos deslocamos a Vitória da Conquista e não será, seguramente, a última. Conhecer nossos compatriotas, o que fazem e quais são suas preocupações, é um dos objetivos desta visita”.

Representando o Executivo Municipal, o vice-prefeito Aloisio Alan enfatizou a importância estratégica da visita para o desenvolvimento regional.

“Para nós, é um privilégio e uma honra receber o Cônsul-Geral Ricardo Cortes.

Ele veio conhecer o potencial da nossa cidade para estreitarmos relações e parcerias.

Acredito que esta estadia será fundamental para colhermos frutos e fortalecer os laços com este país irmão”, pontuou o vice-prefeito.

Visitas à Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), à Câmara de Vereadores, a duas indústrias de alimentos, além de reuniões com representantes do comércio e serviço e da indústria, estão na programação.

O cônsul encerra sua estadia em Vitória da Conquista participando de um café da manhã com a Comunidade Portuguesa.

Bruno Pena, que é conquistense, foi responsável por intermediar a visita do representante português.

Ele explicou o papel técnico da comitiva no apoio à internacionalização de empresas e parcerias.

“A função primordial de uma câmara de comércio é atuar como uma ponte. Neste contexto de interiorização, acompanhamos o Cônsul para compreender como Portugal pode se fazer mais presente na realidade de Vitória da Conquista”, explanou.

Sobre as possibilidades práticas de cooperação, Pena vislumbra oportunidades, citando, como exemplo, o setor de tecnologia: “Discutimos pontos relacionados a parques tecnológicos. Portugal possui grande força em inovação e esse pode ser um ponto de partida, conectando as estruturas portuguesas com o ecossistema de empreendedorismo e tecnologia de Vitória da Conquista”.

O Consulado-Geral de Portugal em Salvador atende os residentes dos estados da sua área de jurisdição: Bahia e Sergipe.

E em matéria de processamento de vistos, este Consulado tem também competência para os estados de Pernambuco, Alagoas, Paraíba e Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí e Maranhão.