Vitória da Conquista celebra destaque em Saúde do Trabalhador

Equipe do Cerest durante a 12ª Conferência de Saúde. Foto: Secom PMVC

No Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho, 27 de julho, Vitória da Conquista tem o que celebrar.

O Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) está avaliado como um dos 25 melhores do Brasil, segundo uma avaliação do Ministério da Saúde.

De acordo com o Programa Nacional de Saúde (PNS), o órgão municipal já conquistou 78 pontos nos primeiros quatro meses do ano, demonstrando a eficiência e o comprometimento da equipe.

A meta anual é atingir 100 pontos.

Segundo a coordenadora Fabiana Oliveira, o objetivo é manter o mesmo empenho até o final do ano. “Esse resultado reflete o esforço contínuo da equipe em fortalecer as políticas públicas de saúde do trabalhador em Vitória da Conquista e nos 18 municípios de sua área de abrangência.

Sabemos que o Cerest tem potencial para não apenas alcançar, mas ultrapassar a meta anual, consolidando-se como referência nacional na área da saúde do trabalhador”, afirmou.

A avaliação, realizada a cada quadrimestre, mede o desempenho dos Cerests no cumprimento de suas atribuições voltadas à promoção, proteção e recuperação da saúde dos trabalhadores.

O monitoramento considera diversos indicadores, com base em dados dos sistemas nacionais de informação e relatórios encaminhados ao Ministério da Saúde.

Atuação na Prevenção e Vigilância

O Cerest atua na promoção, proteção e recuperação da saúde dos trabalhadores, investigando doenças e agravos relacionados ao ambiente de trabalho.

A equipe multiprofissional, formada por enfermeiro, médico, psicóloga, técnica de enfermagem, assistente social, técnica em segurança do trabalho, engenheiro do trabalho e fisioterapeuta, realiza cerca de 30 atendimentos diários.

“Como Centro de Referência em Saúde do Trabalhador, realizamos ações de educação e promoção da saúde, incluindo palestras e distribuição de materiais informativos, direcionadas tanto aos trabalhadores quanto aos representantes de instituições públicas e privadas de nosso município.

Adicionalmente, conduzimos ações de vigilância epidemiológica, com análise de dados de notificações compulsórias relacionadas ao trabalho e avaliação dos atendimentos realizados em nossa unidade.

O objetivo é identificar os setores de atividade que apresentam maior incidência de doenças e acidentes no município”, explica a técnica de Segurança do Trabalho, Thalita Macedo.

Sandra Fonscesa, fisioterapeuta do Trabalho; Sara Amaral, enfermeira do Trabalho e Thalita Macedo indo para uma inspeção. Foto Secom PMVC

As demandas para as inspeções vêm de diversas fontes, como o Ministério Público do Trabalho, denúncias de trabalhadores, hospitais e unidades de saúde que identificam acidentes e doenças relacionadas ao trabalho, e até mesmo por meio da mídia.

O Cerest também investiga acidentes de trabalho graves e fatais.

O serviço realiza o mapeamento de riscos, tanto em instituições públicas quanto privadas, com o propósito de identificar os perigos existentes, avaliar as condições de trabalho e a relação do trabalhador com seu posto.

Com base nas normas e legislações vigentes, o Cerest emite recomendações para melhorias que assegurem a saúde e segurança dos trabalhadores.

Os riscos avaliados são:
• Físicos: ruído, temperatura, iluminação e vibração.
• Químicos e biológicos: contato com graxas, solventes, combustíveis e outros agentes.
• Ergonômicos e de acidentes: posturas inadequadas, máquinas sem dispositivos de segurança e outros perigos.
• Psicossociais: questões de saúde mentais relacionadas ao trabalho.

O Cerest elabora relatórios detalhados com recomendações educativas para as empresas, com o objetivo de melhorar as condições de trabalho e a saúde dos funcionários.

A equipe acompanha a implementação das melhorias.

Para que mais casos de doenças e acidentes de trabalho sejam identificados e notificados, o Cerest realiza a sensibilização dos profissionais de saúde.

Essa ação facilita o atendimento e reduz a necessidade de os trabalhadores se dirigirem diretamente ao Cerest para obter um diagnóstico.

Segurança para Servidores Municipais

Enquanto o Cerest busca prevenir o acidente de trabalho de profissionais que atuam em empresas e órgãos públicos de outros entes, o Núcleo de Segurança do Trabalho (Nast) realiza atividades de planejamento e execução de propostas de segurança, além de analisar o direito à insalubridade e periculosidade e emitir o Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP) dos servidores municipais.

O Nast também monitora as condições de trabalho, realizando avaliações anuais de riscos como ruído, vibração e fumos metálicos.

No primeiro semestre, 1.036 procedimentos foram realizados pelo Núcleo Segurança do Trabalho. Foram mais de 100 participações em atividades, a exemplo da atividade realizada no último dia 24.

O Núcleo de Segurança visitou o Departamento de Equipamentos e Serviços Gerais (Deserg) para realizar uma ação preventiva à saúde do trabalhador, por meio do monitoramento de ruídos no ambiente habitado pelos servidores na realização de suas funções.

O equipamento faz uma avaliação ambiental, ele precisa de no mínimo seis horas de captação.

A partir do resultado coletado os funcionários podem receber novos equipamentos de proteção individual (EPIs).

Mesmo que o número resultante da coleta esteja entre os indicadores normais podem ser adotadas medidas de controle.

Os servidores aprovam o trabalho de prevenção realizado. “Essa ação, para mim, é ótima, porque nos ajuda bastante, e utilizando esse aparelho para detectar barulhos, vai nos garantir o acesso aos protetores auriculares.

É excelente”, disse Marcus Dutra, mecânico em linha leve. Alex Lima, borracheiro, comentou que tem contato com muitos perigos no trabalho, “então é preciso estarmos atentos com nossa segurança e saúde. É uma boa ação”.

Essa ação é realizada todos os anos para verificar as condições de trabalho dos servidores municipais.

Essa foi a primeira etapa, que monitora a medida de ruídos, e é realizada pelo próprio Nast.

Para o engenheiro Mecânico do Deserg, Diego Vinícius, é muito importante a Prefeitura ter conhecimento das condições de trabalho dos funcionários. “Essas avaliações vão fazer o levantamento das condições que os funcionários estão submetidos, essa área tem um nível de periculosidade e é importante estarmos cientes dos agentes que eles estão expostos”, disse.

Nas próximas etapas serão medidas os índices de vibrações, essa avaliação é importante para prevenir problemas de saúde como lesões musculoesqueléticas, distúrbios circulatórios.

E de fumos metálicos, partículas finas de metal, formadas durante processos de soldagem, corte ou moagem de metais que são realizadas por uma empresa terceirizada contratada pela Prefeitura Municipal.