Vitória da Conquista representa a Bahia no Mostra “Brasil, Aqui Tem SUS” 2025

Vitória da Conquista é um dos 47 municípios baianos selecionados para representar a Bahia na 20ª edição da Mostra “Brasil, Aqui Tem SUS”, que será realizada entre os dias 15 e 18 de junho de 2025, durante o XXXVIII Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, em Belo Horizonte, Minas Gerais.

Kalilly Lemos.

A experiência classificada foi o trabalho intitulado “Implementação da Lei nº 13.431/2017 em Vitória da Conquista: Saúde Integrada à Proteção”, apresentado pela subsecretária municipal de Saúde, Kalilly Lemos.

O projeto foi um dos selecionados entre os 382 inscritos na Mostra Cosems Bahia 2025, a maior já realizada no estado, com participação de 105 municípios.

A seleção foi feita por uma comissão científica composta por representantes de diversas instituições, a partir da etapa estadual ocorrida no último dia 25, e considerou critérios como relevância, inovação, aplicabilidade e resultados alcançados.

A iniciativa de Vitória da Conquista destacou-se pela efetiva implementação da Lei nº 13.431/2017, que organiza o sistema de garantia de direitos de crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência.

O município apresentou um modelo intersetorial e inovador, no qual a saúde pública atua de forma integrada com a proteção social e o sistema de justiça, fortalecendo o atendimento humanizado e a responsabilização dos agressores.

Com a seleção, Kalilly Lemos estará entre os representantes baianos na Mostra Nacional, com direito à apresentação oral e publicação da experiência no catálogo oficial do evento.

Na oportunidade, o trabalho poderá concorrer a outras premiações.

Para a subsecretária, além do reconhecimento à experiência apresentada, é fundamental destacar a importância do trabalho intersetorial desenvolvido em Vitória da Conquista, que contou com a atuação integrada de diversas secretarias municipais, como Saúde, Educação, Desenvolvimento Social e segurança pública, poder judiciário e Gabinete da Prefeita.

“Essa conquista não é só minha, é de toda a equipe que construiu essa política no território. Representar nosso município e a Bahia é um orgulho e uma responsabilidade.

Mostramos que é possível integrar saúde, proteção e justiça com foco no cuidado com nossas crianças e adolescentes”, comemorou. 

Além da visibilidade nacional, todos os trabalhos da Etapa Estadual da Mostra Cosems Bahia receberão o Prêmio Santa Dulce dos Pobres, reconhecimento pelo compromisso e dedicação ao SUS.

As experiências apresentadas na Mostra visam compartilhar boas práticas no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) e fomentar o intercâmbio entre municípios.