Vitória da Conquista terá Centro de Triagem de Materiais Recicláveis
Em mais uma importante iniciativa voltada à preservação ambiental e à sustentabilidade, a Prefeitura desenvolve o primeiro Centro de Triagem de Materiais Recicláveis de Vitória da Conquista.
Assim sendo, será capaz de selecionar e reduzir, de forma considerável, os resíduos destinados ao aterro sanitário.
O equipamento será entregue e começa a funcionar no dia 5 de fevereiro.Centro de Triagem, Materi
Resultado de uma parceria entre a Prefeitura, o Ministério Público Federal, a Defensoria Pública da Bahia e a empresa Torre Construções.
Assim sendo, o Centro de Triagem estará localizado no bairro Boa Vista, e supervisão da Secretaria Municipal de Serviços Públicos (Sesep).
O Centro é o primeiro equipamento deste porte no município, e marca avanço significativo nas políticas de gestão de resíduos sólidos.
Sua administração fica a cargo da Associação de Coletores de Resíduos Sólidos Recicláveis (Acres), que terá o suporte técnico da empresa Torre Construções.
O projeto visa também gerar trabalho e renda para catadores, promovendo a inclusão social e integrando esses profissionais ao processo de gestão de resíduos do município.
“Com a implementação do Centro de Triagem, espera-se não apenas aumentar a eficiência na coleta e reciclagem de materiais.
Mas também fomentar a educação ambiental e incentivar a economia circular na região”, explicou o secretário municipal de Serviços Públicos, Luís Paulo Santos.
O Centro de Triagem de Resíduos Sólidos visa não apenas diminuir a quantidade de lixo que vai para os aterros, como também transformar resíduos em recursos, contribuindo para a economia local.
O projeto promove inclusão social e a conscientização ambiental, além de fortalecer a cultura de reciclagem e sustentabilidade na cidade.