VLI coloca Trem do Forró para animar festividades de São João na Bahia

Para participar, troque um item social pelo seu ingresso, nos locais indicados pelas prefeituras

Tradição cultural nas festividades de São João na Bahia, o Trem do Forró promete animar moradores da região de Alagoinhas, Senhor do Bonfim e Iaçu, além de turistas interessados numa experiência sobre trilhos com direito a muita alegria e paisagens regionais do agreste baiano. Entre os dias 12 e 25 de junho, a VLI, concessionária da ferrovia, disponibilizará uma composição férrea com o vagão-salão para realizar as viagens embaladas por trios sanfoneiros, com decoração junina. A iniciativa é uma parceria com as prefeituras dos municípios.

As viagens terão duração estimada de 30 minutos, com velocidade reduzida e obedecendo todas as normas de segurança. O vagão comportará 50 pessoas e a expectativa é de realizar até 50 passeios nas três cidades, sempre a partir das 8 horas. Para participar troque um item social pelo ingresso nos postos indicados pelas prefeituras. Os itens serão doados a instituições filantrópicas dos municípios. Durante a pandemia a festa foi suspensa e agora a expectativa é de que seja retomada efetivamente.

“Além de proporcionar uma oportunidade para as comunidades locais participarem da festa de São João e de ajudar várias famílias que serão atendidas com os itens arrecadados, o Trem do Forró faz o reforço de tradições regionais e reforça a relação com a ferrovia”, destaca a gerente-geral de Sustentabilidade, Relacionamento Institucional e Comunicação da VLI, Francielle Pedrosa.

VLI na Bahia

O corredor Minas-Bahia, ramal logístico da Ferrovia Centro-Atlântica que viabiliza o fluxo de insumos no estado e com o Sudeste, é importante rota de escoamento para os setores produtivos. O ramal conta com movimentações regulares de derivados de petróleo, cal, químicos, minério de ferro, minério de cromo, minério de magnesita e cimento, entre outros itens. Além disso, a VLI também investe na preservação da memória ferroviária local, por meio do programa Estação de Memórias. A iniciativa já teve investimentos de mais de R$ 6 milhões e promoveu a restauração da centenária estação ferroviária de Cachoeira, inaugurada em 1876 e que funciona hoje como um centro cultural.

Sobre a VLI

A VLI tem o compromisso de apoiar a transformação da logística no país, por meio da prestação de serviços multimodais, que envolvem a integração de portos, ferrovias e terminais, gerando eficiência e valor para o negócio dos clientes e para a economia brasileira. A companhia engloba as ferrovias Norte Sul (FNS) e Centro-Atlântica (FCA), além de terminais intermodais, que unem o carregamento e o descarregamento de produtos ao transporte ferroviário, e terminais portuários situados em eixos estratégicos da costa brasileira, tais como em Santos (SP), São Luís (MA) e Vitória (ES). Por três anos consecutivos presente no ranking 100 Open Corps – que reconhece o estímulo à inovação aberta –, a VLI transporta as riquezas do Brasil por rotas que passam pelas regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste.

Serviço:

Alagoinhas

Datas: 12 e 13 de junho

Horário: Das 8h às 16 horas

Local: Estação de trem da cidade.

Ingresso: 1 lata de leite em pó ou pacote de fralda geriátrica.

Senhor do Bonfim

Datas: 23 e 24 de junho

Horário: Das 8h às 16 horas

Local: Estação de trem da cidade.

Ingresso: 1 quilo de alimento não perecível

Iaçu

Datas: dias 24 e 25 de junho

Horário: Das 8h às 16 horas

Local: Estação de trem da cidade.

Ingresso: 1 quilo de alimento não perecível

Por Paulo Fortes | Account Executive  
Grupo BCW Brasil | máquinacw