fbpx

Cursos gratuitos e online para estudantes e profissionais

PMVC

 

 

Existem excelentes cursos presenciais e online, gratuitos e que podem ser uma ótima opção para melhorar o curriculo das pessoas. Só cuidado com a qualidade dos cursos oferecidos e as armadilhas plantadas pelos oportunistas de plantão.

Para aqueles que procuram cursos que não são oferecidos por nenhuma empresa, há uma lista com diversos cursos em inglês e português sobre os mais variados temas, mas quase sempre relacionado com os assuntos comunicação e internet. Alguns são bem simples, outros já são mais complexos. O que se espera que algum deles o ajude em sua carreira. Confira:

Papos na Rede: não tem como falar em conhecimento gratuito e online sem falar no projeto Papos na Rede, idealizado pela Márcia Ceschini. É gratuito e sempre traz os melhores e mais conceituados profissionais sobre digital do país.

FGV – Fundação Getúlio Vargas: cursos gratuitos nas áreas de finanças pessoais, sustentabilidade, inovação, empreendedorismo e comunicação empresarial.

SEBRAE: simplesmente um dos melhores portais com cursos gratuitos em português. Oferece cursos de empreendedorismo, internet para negócios, gestão de qualidade e até atendimento ao cliente.

Microsoft TechNet: é um programa gratuito online baseado em tecnologias e produtos da Microsoft voltado para a comunidade de desenvolvedores, profissionais de TI, estudantes e entusiastas por tecnologia.

Intel Next Generation: aposta da Intel na formação dos profissionais de tecnologia da informação. Diversas opção bacanas a serem estudadas.

Unisul Virtual: comunicação, informática, multimídia, análises de redes sociais, inovação, entre outros. A navegação é um pouco confusa, mas logo você se acostuma.

Unicamp: mini-cursos voltados para a área de web, como CSS, HTML, XML entre outros. Outra opção da mesma universidade é conhecer o treinamento interativo, que aborda o sistema Linux, desenvolvimento de sites, além de outros temas.

Escola Virtual: curso oferecidos pela Fundação Bradesco, que vão da administração financeira, banco de dados, informática, tecnologia da informação, fotografia e desenvolvimento de aplicativos.

Escola Superior de Administração e Gestão: encontrei alguns cursos básicos sobre liderança, comportamento, gestão do tempo e negócios. Vale a pena dar uma conferida.

SENAI: um curso sobre tecnologia da informação e comunicação voltado para adolescentes, mas bacana para quem não tem conhecimento na área e quer aprender um pouco mais sobre o tema.

INFO: para quem quer aprender um pouco mais sobre Flash (CS3) a INFO disponibilizou um curso online gratuito sobre a ferramenta. Mais uma vez bacana para quem conhece ou ainda não conhece.

DFJUG: grupo de Java que tem entre seus objetivos ensinar de forma livre e gratuita a linguagem Java e as tecnologias associadas.

Livemocha: é uma rede colaborativa onde você ensina o seu idioma e, em troca, você aprende um nova língua. É banca porque a conversa fica de “igual para igual”. É um case mundialmente reconhecido.

UOL: uma opção interessante é fazer um curso de inglês produzido pela parceria da britânica BBC com o portal UOL. O curso é totalmente didático e simples.

BCC Languages: se você quer explorar diversos idiomas, a BBC oferece cursos de inglês, francês, espanhol e até chinês.

Nesse link você encontra outras universidades com cursos gratuitos e online, e aqui você confere uma lista com mais de 400 cursos também gratuitos e online.