fbpx

Pré-Vestibular Quilombola cadastra professores voluntários

Se você é professor de Redação, Biologia, Química, Espanhol, Língua Portuguesa ou Matemática e está disposto a fazer parte, voluntariamente, de uma iniciativa que, há quatro anos, muda a realidade de jovens quilombolas da região centro-sul da Bahia, fique atento! O Pré-Vestibular Quilombola de Vitória da Conquista, projeto que visa dar à população negra acesso ao Ensino Superior, está cadastrando voluntários que queiram atuar como professores dessas e de outras disciplinas.

As aulas do cursinho são realizadas às segundas, quartas, sextas e sábados, das 8h às 12h, na Agência Municipal de Desenvolvimento Trabalho e Renda/ADTR, localizada na Avenida Bartolomeu de Gusmão, 744, Jurema. Além de assistirem as aulas das disciplinas tradicionalmente cobradas nos processos seletivos das universidades, os alunos também aprendem um pouco mais sobre aquelas relacionadas às raízes históricas dos quilombolas.

Segundo a coordenadora pedagógica do cursinho, Maria do Alívio Trindade, as disciplinas de Redação, Biologia, Química, Espanhol, Língua Portuguesa e Matemática são as “áreas com maior dificuldade para encontrar voluntários disponíveis. Todo professor que vier contribuir será bem-vindo. O foco das aulas é a preparação dos alunos para os vestibulares das universidades públicas da Bahia e para o Exame Nacional do Ensino Médio/Enem”.

Sobre o cursinho – O Pré-Vestibular é um projeto comunitário e semi-institucional. A Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio das secretarias municipais de Governo, Desenvolvimento Social (via o Núcleo de Promoção da Igualdade) e de Educação (via a Coordenação de Transportes), é a maior parceira da iniciativa.

Ao longo de quatro anos, o pré-vestibular contribuiu para a inserção de mais de 90 quilombolas de Vitória da Conquista e região nas universidades do Sudoeste da Bahia/Uesb, de Santa Cruz/Uesc, de Feira de Santana/Uefs, e Federal da Bahia/Ufba. Em 2012, 60 quilombolas de comunidades reconhecidas e identificadas (em processo de reconhecimento) estão matriculados. A aula inaugural do cursinho está prevista para ser realizada no dia 21 de março.

Para mais informações, entre em contato com o Pré-Vestibular Quilombola pelo telefone (77) 3421-0733 ou pelo e-mail revestibularquilombola@yahoo.com.br