fbpx

Em Tanhaçu alunas vibram com curso de Cabeleireira

PMVC

Turma de Cabeleireiro do Projeto Trilha em Tanhaçu: “as alunas montaram até uma maquete do salão que querem construir no futuro”, comenta instrutora.

O Projeto Na Trilha do Emprego II, que está sendo executado pelo Instituto de Desenvolvimento Sustentável Baiano (IDSB) em 12 municípios da Bahia, já está chegando no seu terceiro mês de aulas. Na cidade de Tanhaçu, localizada na microrregião da Chapada Diamantina, a 124km de Conquista, as atividades dessa etapa inicial do projeto – de Qualificação Social, com a turma do curso de Cabeleireiro e Manicure, estão sendo desenvolvidas com a instrutora Patrícia Nogueira, que conta um pouco como os alunos estão recebendo o projeto no município. A foto é de Patrícia Nogeira. Confira:

Segundo Patrícia, os alunos receberam o Projeto Na Trilha do Emprego II muito bem em Tanhaçu. “Trabalhamos diariamente com debates e a vontade das alunas em aprender é muito grande”, comenta. Com uma turma de mulheres, Patrícia está desenvolvendo debates de temas como Direitos Humanos, estudos de gêneros, raça, ética e cidadania, além de educação ambiental, higiene pessoal e promoção da qualidade de vida. No módulo de qualificação social consta também temas como noções de Direito Trabalhista e prevenção de acidentes de trabalho.

Patrícia completa: “discutimos em sala de aula também maneiras de como lidar com clientes, como se vestir para trabalhar, como montar o currículo e outras questões de como se apresentar no ambiente de trabalho. Elas estão gostando muito das aulas, são presentes e participam bastante. Não tenho dúvidas de que o projeto está trazendo oportunidades para cada uma dessas jovens”.

Montagem da maquete do salão que as alunas querem construir para trabalhar no futuro. Foto: Patrícia Nogueira

Agora, no final do módulo de qualificação social, os alunos estão tendo aulas de como montar um plano de negócio. Palestras já foram ministradas para falar sobre o plano e também sobre o empreendedorismo: “elas já montaram seus currículos e estão adorando as dicas de como montar um plano de negócio. Um dos grupos numa das atividades chegou até a montar uma maquete do salão de beleza que elas pretendem construir no futuro. Aprender como montar seu próprio negócio e ter uma profissão para tirar daí sua própria renda têm animado muito a turma”, completa a instrutora Patrícia.

No dia 06 de junho a turma em Tanhaçu começa a ter aulas de Qualificação Profissional, onde aprenderão a trabalhar como cabeleireiras e manicures. As aulas práticas de cabeleireiro abrangerão temas como: saúde do cabelo, produtos para cabelo, cortes, penteados, química, téncinas, etc. Nas aulas de manicure, as alunas verão temas como: hábitos que prejudicam a saúde das unhas, procedimentos para mãos e pés, tendências de esmaltes, processos de esterelização, especialidades. E para finalizar o módulo de qualificação profissional, a turma também discutirá um pouco mais sobre o mundo do trabalho: autoconhecimento, planejamento pessoal e carreira, associativismo, cooperativismo e empreendedorismo e entrevistas de emprego.

Sobre o Projeto Trilha

O Programa Na Trilha do Emprego II é uma iniciativa do Governo do Estado da Bahia, implementado através da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), que visa qualificar jovens baianos beneficiários do programa Bolsa Família com idade entre 16 e 29 anos. O programa foi criado com o objetivo de inserir jovens no mundo do trabalho, promover a geração de renda e o protagonismo juvenil, através de ações de valorização dos direitos humanos e cidadania e qualificação profissional.