fbpx

Seminário internacional destaca papel das microfinanças

O Banco do Nordeste completa 60 anos de atividades. Em parceria com o governo federal, a instituição é gestora de programas como o Crediamigo, voltado a empreendedores urbanos, e o Agroamigo, de microcrédito rural. Dentro das comemorações de aniversário, está sendo realizado o Seminário Internacional de Microfinanças, em Salvador (BA). Os encontros têm início às 14h30, no Hotel Matiz Convenções, e seguem até sexta-feira (1º).

“A iniciativa é justa e oportuna, pois esta é uma instituição exemplar, com tradição de crédito para os pequenos negócios”, diz o diretor-técnico do Sebrae, Carlos Alberto dos Santos. “E quando se trata de microfinanças, há relação direta com um dos nossos segmentos de clientes, o Empreendedor Individual, que necessita desse instrumento para alavancar seu negócio”, afirma.

A proposta central da programação é viabilizar um espaço de interação entre os diversos agentes de acesso ao crédito. Haverá troca de informações, compartilhamento de experiências e debates para fortalecer o setor. Representantes do Sebrae participam do evento.

Em destaque, painéis e palestras de especialistas que vão discutir inovações e perspectivas para a área. Nas mesas, estarão representantes de órgãos como Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Associação Latino-Americana de Instituições Financeiras para o Desenvolvimento (Alide), Banco Central e cooperativas de crédito.

Empreendedor Individual

O gerente de Acesso a Mercados e Serviços Financeiros do Sebrae, Paulo Alvim, chama a atenção para a necessidade de maior sensibilização dos clientes de instituições de microcrédito, em função do alto índice de informalidade dessas pessoas. Elas podem se registrar como empreendedores individuais (EI) e usufruir dos benefícios da formalização.

Segundo pesquisa do Sebrae e da Associação Brasileira das Instituições Operadoras de Microcrédito e Microfinanças (Abcred), aproximadamente 75% dos clientes financiados com microcréditos são informais. “Isso caracteriza oportunidade de ação conjunta entre o Sistema Sebrae e as instituições operadoras de microcrédito”, ressalta Paulo Alvim.