fbpx

Cooperativas baianas fornecem alimentação na Rio+20

Entre os dias 13 e 22 de junho, cerca de 15 mil participantes da Cúpula dos Povos, evento que faz parte da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável – Rio+20, terão suas refeições servidas por seis cooperativas baianas, que fazem parte da Rede de Alimentação da Economia Solidária. Durante o evento, visitantes do mundo inteiro poderão vivenciar o resultado do trabalho de uma rede de produção de alimentos, que atua baseada no trabalho coletivo. Os alimentos produzidos serão comprados diretamente de agricultores familiares e os espaços de produção serão articulados com empreendimentos solidários do Rio de Janeiro, reforçando a idéia de trabalho em rede.

Cerca de 200 pessoas, que fazem parte das cooperativas, viajaram na manhã da última terça feira, para o Rio de Janeiro. Além da viagem, as cooperativas contam com o apoio da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) na estruturação da rede para o atendimento a um evento internacional, através da aquisição de equipamentos e fardamentos necessários para o aumento da capacidade produtiva e da qualidade do serviço.

 O convite partiu do Fórum Brasileiro de Economia Solidária. “Por conta da nossa experiência durante o Carnaval de Salvador, onde, há 4 anos, fornecemos e distribuímos 9 mil refeições/dia. É uma responsabilidade e um grande desafio para gente”, avalia Eliana Gomes, da Sonhos Possíveis, uma das seis cooperativas que vão participar do evento.

Para o superintendente de Economia Solidária da Setre, Milton Barbosa, “o convite às cooperativas baianas para participar de um evento internacional do porte do Rio+20 demonstra a evolução desses empreendimentos e se revela como uma grande conquista da Economia Solidária. O Governo da Bahia celebra esse momento e reforça a importância da Política Pública de Economia Solidária”.

Participam do Evento as cooperativas Rango Vegan, Adoce, Sonhos Possíveis, Guia de Luz, Cooperativas Múltiplas de Produção de Alimentos Engenho Doce (Coopaed) e Cooperativa Múltipla Fontes de Engomadeira (Cofe).