fbpx

ICTQ: formação profissional para o setor farmacêutico

O Instituto de Ciência, Tecnologia e Qualidade Industrial (ICTQ) é uma entidade voltada especificamente ao ensino à especialização de  profissionais do mercado farmacêutico. Fundada em 2009m, em Anápolis (GO) – um dos principais pólos da indústria farmacêutica no país –, a instituição nasceu após o Administrador de Empresas Marcus Vinícius Andrade desenvolver um modelo de negócios para oferecer cursos técnicos de curta duração aos profissionais do setor.

Hoje, o ICTQ conta com parceiros internacionais e ampliou sua gama de cursos, tendo entre os mais procurados as Pós Graduações em Assuntos Regulatórios e em Controle de Qualidade.

Com sede em Anápolis e escritórios em São Paulo, Campinas (SP) e Rio de Janeiro, o instituto de qualificação profissional conta em seu quadro de professores ligados a instituições e consultorias, como: USP, UFRJ, Fiocruz, HSV Consultores, Anvisa e Vigilâncias Sanitárias dos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Goiás e Brasília. Com aulas participativas oferecem palestras, cursos e aulas, simultaneamente em todas as unidades.

A diversificada nacionalidade do corpo docente, formado por professores da América Latina, Europa, Estados Unidos e Ásia, leva à sala de aula experiências da indústria farmacêutica mundial, de forma real e atualizada. “Isto nos diferencia e faz com que mais de 70% de nossos alunos cheguem à entidade por meio de indicação ou recomendação de quem está ou já passou pelo ICTQ”, aponta Andrade.

O empresário relata, ainda, que o instituto nasceu com o propósito de contribuir na realização de sonhos e objetivos de profissionais que trabalham ou que desejam trabalhar na Indústria Farmacêutica. Para a concretização desse projeto, reuniu-se com diversos profissionais de alto gabarito da indústria farmacêutica e apresentou propostas que suprissem as necessidades de profissionais na formação específica, focadas em suas áreas de atuação – como era o caso de Qualidade e Assuntos Regulatórios.

O “boca a boca” sobre a qualidade das propostas e organização dos cursos começou a espalhar-se. “Desenvolver uma rede estrategicamente posicionada no setor em que se quer atuar é fundamental para crescer com qualidade e segurança”, garante o Andrade. E foi o que aconteceu. Executivos, técnicos e empresários de São Paulo e Rio de Janeiro de outros lugares do Brasil interessaram-se pelos cursos.

Hoje, o ICTQ possui 180 colaboradores diretos e indiretos, que são treinados constantemente e recebem o apoio necessário, de acordo com a necessidade da área de atuação. O Instituto financia desde cursos básicos de informática, inglês à moda. Com uma equipe antenada e preparada para o futuro, novos Estados devem ganhar a atenção do ICTQ, planeja o empresário goiano. Dentre os Estados que devem receber a oferta de cursos em 2012/2013, estão o Rio Grande do Sul, Paraná, Minas Gerais, Bahia, Ceará, Mato Grosso e Amazonas.

Relação “corpo a corpo”

Para garantir a qualidade dos cursos, o instituto de ensino para o mercado farmacêutico oferece atendimento diferenciado ao aluno, buscando constantemente feedbacks após cada aula – inclusive dos professores. As sugestões e opiniões são transformadas em melhorias imediatas.

“Nosso valor essencial é o respeito às pessoas em primeiro lugar. Como resultado disso, faz parte do dia a dia de nosso trabalho o respeito à vida e à individualidade das pessoas, à integridade nos relacionamentos e nos compromissos e o respeito e valorização de profissionais da indústria farmacêutica. A partir disso conseguimos aproveitar informações para alavancar o crescimento e conceito da entidade”, comenta.

Entre 2009 e 2011 as matrículas aumentaram três vezes em relação ao primeiro ano, representando um crescimento de 100% ao ano. Para Andrade, o negócio bem sucedido tem explicação: os trabalhos e atividades realizadas nas especializações são motivados por demandas reais do mercado industrial farmacêutico.

“O pioneirismo do ICTQ em diversos cursos, a relação estreita que a instituição mantém com as indústrias do mercado nacional e a integração de conhecimentos válidos para a indústria nacional e internacional, também são responsáveis pelo sucesso”, credita o empresário.

O ICTQ está em crescimento e é reconhecida como o primeiro instituto do Brasil com cursos de especializações internacionais e com foco exclusivo no mercado industrial farmacêutico. A entidade é, hoje, líder de mercado no país e trabalha com a visão de “manter-se como referência de mercado por meio do relacionamento diferenciado com os profissionais que atuam ou que desejam atuar na indústria farmacêutica”, afirma Andrade.

Os planos para o futuro bem próximo incluem a formação de turmas internacionais, principalmente na capital paulista: “Faremos intercâmbio para que profissionais
dos Estados Unidos, Europa e Ásia possam trocar experiências de mercado com alunos brasileiros, em sala de aula”, revela Andrade. O foco principal dos temas será
a área regulatória – dessa maneira pretendem auxiliar na formação de profissionais com visão ampla sobre network global, dentro do segmento industrial farmacêutico.

A fim de possibilitar o intercâmbio estudantil e profissional fora do Brasil, os alunos também terão a oportunidade de estudar pelo ICTQ nos Estados Unidos, em aulas que serão realizadas em Washington D.C.

Responsabilidade social

O ICTQ acredita que uma empresa sustentável é aquela que promove ações de responsabilidade social e cidadania, por meio de uma série de iniciativas e práticas corporativas que procuram diminuir desigualdades. Assim, o ICTQ procura envolver todos os seus colaboradores, clientes, fornecedores e comunidade em objetivos sociais.

Na cidade do Rio de Janeiro, alunos especiais dos cursos de pós graduação têm acesso exclusivo a tradutores de libras. Em Goiás, a instituição contribui todos os meses com o Hospital Araújo Jorge de Goiânia, para o tratamento de milhares de pacientes com câncer. Já na capital paulista o ICTQ auxilia diretamente na educação de mais de 12 mil crianças e adolescentes, com a participação na “Campanha Criança nota 10”, da Legião da Boa Vontade – LBV.

Nas redes sociais o instituto de formação vestiu a camisa na campanha contra a liberação da venda de medicamentos em supermercados. Milhares de pessoas do  Brasil, Costa Rica, Argentina e Chile acompanharam a instituição na ação lançada, principalmente, na rede social Facebook.