fbpx

Prefeitura assina contrato com Fundação de Saude

 

Na manhã desta sexta-feira, 8 de junho, no Hospital Municipal Esaú Matos, aconteceu a assinatura do contrato de gestão entre a Fundação de Saúde de Vitória da Conquista e a Prefeitura Municipal. A partir de agora, a Fundação de Saúde vai administrar o Hospital Esaú Matos e o Laboratório Central Municipal, e o contrato de gestão terá vigência de cinco anos, podendo ser renovado após este período.

A mudança vai tornar mais eficiente o funcionamento e a gestão da instituição, que atende à população de Vitória da Conquista e de 75 municípios da região Sudoeste. Todos os serviços do Hospital Esaú Matos continuam sendo gratuitos e poderão melhorar ainda mais, pois o novo modelo administrativo é mais flexível e autônomo.

O contrato de gestão é um documento que define atribuições, responsabilidades, obrigações e metas, inclusive as orçamentárias e financeiras, seguindo os princípios do Sistema Único de Saúde/SUS. No mesmo contrato está prevista a prestação de contas ao Conselho Municipal de Saúde, ao Tribunal de Contas dos Municípios/TCM e à Câmara de Vereadores, além da divulgação de seus atos em meios físicos e eletrônicos.

Diretoria – Para esta gestão, o prefeito Guilherme Menezes nomeou os seguintes membros que vão integrar a diretoria executiva da Fundação: o padre Edilberto Amorim, como diretor-geral, a funcionária pública, Jocélia Rocha, como diretora administrativa e financeira, e o médico, Ari Pires, como diretor técnico.

Durante a cerimônia de assinatura, que contou com a presença de funcionários e gestores, o diretor-técnico da Fundação de Saúde, Ari Pires, falou sobre o compromisso com o SUS. “Nós iremos nos dedicar a continuar oferecendo para comunidade um serviço de qualidade e gratuito, como prevê o SUS”.

O diretor-geral, padre Ediberto, ressaltou que a criação da Fundação melhorará cada vez mais o atendimento tanto do Esaú quanto do Laboratório. “Nós faremos desse trabalho uma doação, um sacerdócio, com a responsabilidade de melhorar o SUS, este que é o maior plano de saúde do mundo”.

A secretária municipal de Saúde e  presidente do Conselho Curador da Fundação, Márcia Viviane de Araújo Sampaio, considerou o momento como vitorioso. “Este é um momento de grande satisfação, de vitória, que começou a ser pensando pela gestão municipal há muito anos. O objetivo é dar autonomia administrativa e financeira, mas sem deixar de pertencer à gestão municipal. Esta é uma decisão para melhorar a vida das pessoas”.

O prefeito, Guilherme Menezes, falou das melhorias que vêm sendo implementadas na saúde. “Hoje nós observamos que a nossa luta valeu a pena, que a saúde de Conquista melhorou e temos, por vontade política, o único hospital materno-infantil da Bahia, mantido pela Administração Municipal. A Fundação está acontecendo por um desejo de que o Esaú e o Laboratório continuem oferecendo um serviço gratuito e de qualidade para população”.

Para os funcionários do Hospital Esaú Matos e do Laboratório Central, a expectativa é de que a fundação propicie um serviço ainda melhor para a população. “Nós esperamos dinamizar o processo de compras, a contração de profissionais e dessa forma poder prestar um serviço ainda melhor para a comunidade”, destacou o coordenador do Laboratório Central, André Matos.

A técnica-administrativa, Barbara Taiane Santos de Britos, que trabalha no setor de compras do Esaú, também falou da sua expectativa com a Fundação. “Acredito que com a Fundação nós melhoraremos o setor de compra, poderemos fazer contratação mediante concurso público e abrir novo mercado de trabalho para os profissionais que queiram ingressar na administração pública”.

Saiba mais – Com uma média de 350 partos por mês, o Hospital Municipal Esaú Matos é único hospital materno-infantil do interior da Bahia, mantido por uma Prefeitura, que conta com UTI neonatal. São oito leitos, além de dez na semi-intensiva e quatro no Alojamento da Família Canguru. O hospital oferece Pronto Socorro Pediátrico, Pronto Atendimento em Obstetrícia, Ambulatório, pré-natal de alto risco, folow up para crianças que tiveram alta da UTI e planejamento familiar; Centro de Diagnóstico por Imagem/CDI; Centro Cirúrgico; internamento de pediatria e obstetrícia; Banco de Leite Humano; Centro Obstétrico; alojamento conjunto; internato para residentes em pediatria e obstetrícia, ginecologia e anestesiologia; e Posto Avançado de Registro Civil.

Saiba mais:

Diretor da Fundação de Saúde fala sobre desafios e perspectivas para administração do Hospital Esaú Matos

Prefeitura divulga Decretos de cessão de funcionários e serviços à Fundação Pública de Saúde de Vitória da Conquista