fbpx

Coelba monta esquema especial para Eleições 2012


Principal prática da democracia, as Eleições 2012 acontecem neste domingo, dia 07/10, e a Coelba, empresa do Grupo Neoenergia, estará ao lado da população também neste importante exercício de cidadania. Durante todo o processo de votação e apuração, a concessionária montará esquema especial para atender às solicitações de emergências. Serão disponibilizadas no centro de apuração equipes de prontidão durante 24 horas, até a totalização final e publicação oficial dos resultados.

Todas as redes e circuitos das zonas e seções eleitorais, além do centro de apuração, foram inspecionados e passaram por manutenção preventiva. A operação especial inclui, dentre outras ações, substituição de cabos e transformadores, instalação de postes e poda de árvores. Ao todo, cerca de 1000 profissionais estarão trabalhando na garantia da qualidade do fornecimento de energia nas eleições. Equipes da concessionária estarão posicionadas estrategicamente e ficarão à disposição para atender, com agilidade, qualquer eventualidade.

Para facilitar a comunicação dos juízes e presidentes de zonas e seções eleitorais com a Coelba em casos de emergência, a empresa está disponibilizando folheto informativo com os nomes e telefones dos responsáveis pelos Centros de Operação da concessionária em toda a Bahia.

O trabalho, no entanto, não está restrito ao dia da votação. Ao longo de todo o período pré-eleitoral, a Coelba tem informado e orientado, por meio de cartas e visitas aos representantes das prefeituras municipais e partidos políticos, sobre os procedimentos necessários ao atendimento de solicitações de fornecimento provisório de energia para eventos e comícios.

Prevenção

Tão importante quanto as iniciativas da Coelba é a prevenção e os cuidados com as instalações elétricas do imóvel e equipamentos. Por isso, a concessionária recomenda que seja feita uma revisão nas instalações elétricas internas nas zonas, seções e centros de apuração. Um técnico em eletricidade qualificado e de confiança deve verificar:

• Se os condutores e equipamentos de proteção (disjuntor e fusível) estão dimensionados adequadamente, de acordo com a carga instalada. Em caso de necessidade de aumento da carga, providenciar a readequação das instalações e informar à Coelba;

• Se as instalações estão em bom estado de conservação, com fios sem emendas e desencapados;

• Se as instalações estão devidamente aterradas, com a utilização de fio neutro, de acordo com a norma da ABNT. Não deve ser utilizado o fio neutro como “fio-terra”;

• Se os componentes elétricos são de boa qualidade, especialmente os equipamentos de proteção (disjuntor);

• Se os circuitos internos estão devidamente equilibrados entre as fases;

• Se há utilização indevida do chamado “T” (tê), de forma a evitar a sobrecarga nas instalações. O correto é instalar mais tomadas, respeitando o limite de condução de energia elétrica dos fios.

Informações para a imprensa

Patrícia Almeida – palmeida@coelba.com.br

Laíse Rabelo – lrabelo@coelba.com.br

Stella Galvão – sgalvao@clba.com.br

(71) 3370-5144 / 5145 / 5248/ 5493 / 9956-3079