PMVC

Telefonia celular ajudará na localização de desaparecidos


A Comissão de Ciência e Tecnologia do Senado (CCT) aprovou em caráter terminativo, o relatório do senador Walter Pinheiro (PT/BA) ao PLC 54, projeto que autoriza a utilização de redes de telefones celulares  para localizar pessoas desaparecidas. Com a aprovação, o projeto segue para a sanção da presidenta Dilma Rousseff.

Segundo Pinheiro, o objetivo é permitir que prestadoras de serviços de telefonia móvel aluguem suas redes para a implantação de serviços de localização por meio do Sistema de Posicionamento Global (GPS), através do qual pessoas portadoras de celulares cadastrados poderão ser rastreadas por meio do envio de mensagens ou pelo acesso à internet.

PMVC

O senador explica que a proposição altera a Lei Geral de Telecomunicações com o objetivo de permitir que entidades destinadas a acompanhar ou investigar o desaparecimento de pessoas negociem o uso de redes e serviços de telecomunicações imprescindíveis aos seus sistemas de informação. Ele observa que os casos de pessoas perdidas são um problema grave no mundo atual devido, sobretudo, ao crescimento das cidades e ao vertiginoso crescimento populacional.

“Sem um sistema integrado que possa distribuir mensagens instantaneamente e a baixo custo a qualquer pessoa no território nacional, em casos que exigem rápida mobilização, o sistema de prevenção e resgate de pessoas desaparecidas não pode funcionar satisfatoriamente”, explica o relator.