PMVC

Conquista: destaque nacional no tratamento da tuberculose

O Centro Municipal de Tisiologia e Dermatologia Sanitária da Prefeitura de Vitória da Conquista foi destaque em Brasília durante a Oficina de Estratégias para a Adesão ao Tratamento da Tuberculose, promovida no início do mês. Tal reconhecimento se deu em virtude da experiência bem sucedida desenvolvida pelo centro no tratamento da tuberculose, que apresentou indicadores positivos no ano de 2011.

O convite para a apresentação da experiência municipal foi feita pela coordenação-geral do Programa Nacional de Controle da Tuberculose do Ministério da Saúde. A iniciativa teve como objetivos o fortalecimento e a expansão do Tratamento Diretamente Observado (TODO), bem como a construção de outras estratégias de adesão ao tratamento da tuberculose.

PMVC

A técnica da Vigilância Epidemiológica, a enfermeira Célia Souza (foto), apresentou os dados de 2011, que comprovaram que as metas estabelecidas pelo Ministério da Saúde foram alcançadas. Ela ressaltou que a taxa de cura foi de 87,7% e a de abandono dos pacientes que se trataram no serviço foi de 0%. Ambos os percentuais estão acima das metas preconizadas pelo Programa Nacional de Controle a Tuberculose.

Segundo Célia, os números refletem o bom acolhimento aos pacientes que chegam ao serviço. “Os pacientes com tuberculose contam com uma equipe multiprofissional que o acolhe desde a realização do exame para detecção da doença até a alta médica”, avaliou.

Centro Municipal de Tisiologia e Dermatologia Sanitária – A Prefeitura de Vitória da Conquista, via Secretaria de Saúde, é uma das poucas da Bahia a manter um centro onde são realizados os exames de diagnóstico e tratamento da tuberculose. No centro, são realizados são realizados os exames específicos para a identificação da doença. Um dos principais sintomas é a presença de tosse por mais de três semanas.

Ao ser confirmado o diagnóstico, a pessoa é cadastrada para fazer o tratamento, que tem duração mínima de seis meses, podendo se estender para nove meses, em alguns casos específicos. O serviço conta com equipe multiprofissional, composta por médico, enfermeiro, assistente social e técnico em enfermagem.

O Centro de Referência, que fica localizado na Praça João, s/n, Centro, ao lado do Centro de Atenção e Apoio à Vida (Caav) Dr. David Capistrano Filho.