fbpx

Concurso de Redação e Artes Visuais nas escolas

O Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE-BA), em parceria com a Secretaria da Educação do Estado, vão lançar o Concurso de Redação e Artes Visuais em videoconferência no Instituto Anísio Teixeira (IAT), na Avenida Paralela, em Salvador, no dia 29 de abril. O termo de cooperação técnica a ser formalizado pelo secretário da Educação, Osvaldo Barreto, e o presidente do TCE-BA, o conselheiro Inaldo da Paixão Santos Araújo, acaba de ser assinado. A iniciativa comemora os 100 anos do TCE.
No ato de assinatura, o conselheiro disse que as ações de cunho educacional adotadas pela Corte de Contas contribuem para que os cidadãos exerçam o controle social. “A parceria com a Secretaria da Educação, através de ações como o TCE em Campo, o programa Ouvidoria vai à Escola e o EMITec [Programa Ensino Médio com Intermediação Tecnológica], fez o Tribunal de Contas se aproximar mais da sociedade. Temos o grande prazer em lançar, como parte das comemorações do centenário desta casa, um concurso que valoriza novos talentos de todo o Estado, não só em artes visuais, mas também na escrita”.
Para o secretário Osvaldo Barreto, a assinatura marca um momento histórico da educação na Bahia. “A parceria com o TCE está alinhada com o pacto firmado pelo governo, o Educar para Transformar, e o Tribunal de Contas é parte desse processo. A Secretaria da Educação tem apostado nos campos da cultura, da arte-educação e da ciência como elemento formativo da nossa juventude. Não tenho dúvida de que esta parceria com o TCE trará bons resultados como o estímulo às artes e a melhoria do ensino nas nossas escolas”.
Programação do Concurso
Abril
29/04/2015 – Videoconferência ‘Os distintos fazeres artísticos na rede estadual de ensino’, com o Lançamento oficial do concurso ‘Textos Literários e Artes Visuais Estudantis’, para os professores da rede estadual. Instituto Anísio Teixeira (Avenida Paralela).
Maio e junho
– Sensibilização e mobilização de gestores, coordenadores, professores e estudantes para a criação de espaços para o desenvolvimento de saberes artísticos (literários e visuais) nos contextos escolares, fundamentados na temática dos 100 anos do TCE.
– Promoção de oficinas para o desenvolvimento das experiências criativas dos estudantes.
– Divulgação da Comissão julgadora, composta de cinco pessoas, envolvendo técnicos do Tribunal de Contas, da Secretaria da Educação e professores e/ou artistas para efetuar a seleção das dez obras estudantis premiadas.
Julho
– Seleção das dez melhores produções estudantis (cinco textos literários e cinco obras de artes visuais).
– Divulgação dos resultados do Concurso pelo site do Tribunal de Contas e pelo Portal da Educação.
 
Agosto
– Curso preparatório para os dez estudantes que tiveram as obras selecionadas.
– Apresentação e premiação das dez obras de arte estudantis no II Seminário Internacional de Controle Interno a ser realizado em Salvador.
 
Setembro
– Publicação das melhores obras de arte com as percepções estudantis sobre os 100 anos do TCE, para a preservação da história e da memória da instituição.
– Premiação: 10 notebooks