fbpx

Estado: mais de 44 mil vagas para Educação

PMVC

O Governo da Bahia, através da Secretaria da Educação do Estado, oferece 44.253 novas vagas para a Educação Profissional. Inserida no programa Educar para Transformar – Um Pacto pela Educação, a oferta objetiva ampliar, diversificar e interiorizar, ainda mais, os cursos técnicos de nível médio e de qualificação profissional na Bahia. A expectativa é que cerca de 100 mil jovens e trabalhadores sejam matriculados no Ano Letivo de 2016. 

A matrícula continua nesta segunda, terça e quarta-feira (25, 26 e 27) para a Educação Profissional e novos alunos (Ensino Médio e Fundamental), que vão estudar nas escolas estaduais em todos os municípios da Bahia. Mais de 651 mil estudantes já se matricularam em toda a rede do Estado. Mais informações sobre a matrícula estão disponíveis no Portal da Educação. Em caso de dúvidas, o contato pode ser feito pelo telefone 0800-2858000.

Do total de novas vagas para a Educação Profissional, 18.016 são direcionadas à Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio; 4.100 vagas para Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio em Tempo Integral; 665 de Proeja Fundamental e 10.120 vagas para a modalidade Educação de Jovens e Adultos (Proeja Médio). Outras 11.352 são destinadas à modalidade subsequente (sorteio eletrônico) para quem já concluiu o ensino médio.

Segundo a diretora de Desenvolvimento da Educação Profissional, Cristina Kavalkieviez, a Rede Estadual de Educação Profissional da Bahia já é a segunda maior do País na oferta de cursos técnicos de nível médio. “Com estas novas vagas, somadas aos alunos que já são da rede […] e se alcançarmos 100% da nossa oferta de matrícula, teremos mais de 100 mil jovens inseridos na Educação Profissional no estado em 2016”. Ela enfatiza que, nesta segunda-feira (25), começa a matrícula para os contemplados no sorteio eletrônico da modalidade subsequente.

CALENDÁRIO DE MATRÍCULA –  ATÉ 27 DE JANEIRO

25 a 27/01 
– Matrícula para estudantes novos. 25/01 – Ensino Fundamental. 26 e 27.– Ensino Médio e Educação Profissional; – Documentos – Histórico Escolar, original e cópia da Certidão de Nascimento, RG, CPF e comprovante de residência.
Matrícula pela internet – Estudantes da rede estadual. – Alunos das redes de 31 municípios. – Alunos oriundos das redes municipais de Salvador e Camaçari podem fazer a matrícula na escola municipal onde estudaram em 2015.

Destaques- – Vagas para todos – Rede Estadual com capacidade instalada para atender a todos nas 1.369 escolas da 417 municípios da Bahia. – 19 mil vagas para Educação Integral. – 44.253 novas vagas para Educação Profissional.

Municípios que participam da matrícula via internet – Barro Preto, Barrocas, Camacan, Camaçari, Cândido Sales, Caraíbas, Catu, Coronel João Sá, Dias d’Ávila, Euclides da Cunha, Feira de Santana, Glória, Itabuna, Itapitanga, Jussari, Lamarão, Lauro de Freitas, Madre de Deus, Nordestina, Paulo Afonso, Piripá, Queimadas, Retirolândia, Salvador, São Domingos, São José da Vitória, Simões Filho, Una, Uruçuca, Vera Cruz e Vitória da Conquista.