fbpx

Exposição Conquista: programação para aos aquicultores

PMVC

Vitória da Conquista recebe uma série de atividades voltadas aos aquicultores da região entre esta sexta-feira (11) e o dia 20. As ações realizadas pela Bahia Pesca, vinculada à Secretaria da Agricultura do Estado (Seagri), como parte da 50º Exposição Agropecuária Nacional de Conquista, envolvem palestras, exposições e distribuição de alevinos. Um dos destaques do evento é o estande da Bahia Pesca, que exibirá um tanque de recirculação de água para criação de peixes.
“Utilizando pequena quantidade de água, que é constantemente filtrada e reutilizada, o piscicultor pode produzir peixe em pleno sertão. O sistema conta com tanques de cultivo com capacidade de aproximadamente cinco mil litros, tanques reservatórios para reposição de água, biodigestores, biofiltros, unidade de bombeamento, filtragem mecânica e biológica, esterilização, aquecimento, oxigenação e recirculação”, explica o presidente da Bahia Pesca, Dernival Oliveira Júnior. A capacidade de produção é de uma tonelada de pescado por ano. O estande funcionará em todos os dias da exposição, das 9h às 20h.
Capacitação
Estudantes, produtores e empresários poderão também participar de um curso gratuito de Piscicultura Básica em Viveiro Escavado e Tanque Rede, ministrado por técnicos da Bahia Pesca. Entre os temas abordados no curso estão os sistemas de criação, quantidade de água necessária, construção de tanques e viveiros, escolha de espécies, entre outros. O curso terá duas turmas (com vagas limitadas a 80 pessoas em cada): no dia 12, das 14h às 16h, e no dia 13, das 10h às 12h. As inscrições podem ser feitas no estande da Bahia Pesca.
Peixamento
Também no sábado (12), a Bahia Pesca vai entregar aos piscicultores da região cerca de 100 mil alevinos de tilápias. No mesmo dia, os visitantes do estande podem degustar de pratos à base de peixe preparados por Maria Aparecida Mendes, mais conhecida como Cida Pescadora. “Teremos muita coisa diferente para experimentar, tudo feito com peixes: quibes, hambúrgueres, linguiças e biscoitos”, conta. A degustação acontece logo após a cerimônia de abertura da exposição, às 17h.