fbpx

Fundo de Cultura movimenta a Bahia em março

PMVC

Oficinas, shows, exposições, apresentação de filmes e espetáculos, envolvendo linguagens como teatro, música, literatura, dança e audiovisual, são destaques da programação cultural que movimenta a Bahia em março. Vários projetos apoiados pelo Fundo de Cultura do Estado da Bahia (FCBA) acontecem em municípios de vários territórios de identidade.

“Iniciamos 2016 com essa importante contribuição para a dinamização dos espaços culturais baianos. Estamos movimentando tanto os centros tradicionais de cultura [quanto] outros espaços menos convencionais, como terreiros de candomblé, centros de esportes, aldeias indígenas, escolas e mercados”, ressalta o secretário estadual de Cultura, Jorge Portugal.

O FCBA é um mecanismo de fomento do Governo do Estado, através das secretarias estaduais da Fazenda (Sefaz-BA) e de Cultura (Secult). Um destaque da programação é a 5ª edição do ‘Cine Kurumin’ que terá exibições na aldeia Tumbalalá, em Abaré, município do Vale São-Franciscano, entre os dias 26 e 28 de março.

Improvisação

Já o projeto ‘Estórias com Magia’ vai realizar contação de histórias, apresentações circenses e oficina de Malabares, na Biblioteca Infantil Monteiro Lobato, em Salvador, no próximo dia 20. Na véspera (19), o projeto ‘Ilha da Música – Arte e Cultura’, em Itaparica, a Banda Mirante e o grupo Matita Perê se apresentam.

Oficinas de Improvisação e Livre Criação Musical, que buscam promover intercâmbios e aprendizado musicais, acontecem em Salvador, até sábado (12), e em Santo Amaro, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), de 21 a 26 de março.

O Centro de Cultura de Alagoinhas (região nordeste), espaço cultural administrado pela Secretaria de Cultura do Estado (Secult), recebe sessões de filmes e workshop do projeto ‘Cine Avuadora’, realizado pelo Coletivo Urgente de Audiovisual, nos próximos dias 27 e 28. O objetivo é apresentar filmes independentes e aproximar o público de produções que têm espaços de exibição restritos a festivais. Confira outros projetos e informações sobre o Fundo de Cultura no site da Secult.