fbpx

Dilma afastada da Presidência. Temer assume interinamente

Como presidente interino, Temer exercerá plenamente as funções do cargo de comando do Poder Executivo Federal

Michel Temer assina notificação de posse como presidente interino encaminhada pelo Senado

A maioria dos senadores votou favoravelmente à abertura do processo de impeachment de Dilma Rousseff. A presidente foi notificada, na manhã desta quinta-feira (12), da decisão que a afasta do cargo por até 180 dias. Com isso, o vice-presidente Michel Temer assume interinamente a Presidência da República do Brasil até o encerramento do processo de impeachment.

Como presidente interino, Temer exercerá plenamente as funções do cargo de comando do Poder Executivo Federal, como chefe do governo e de Estado. Entre as funções do presidente interino estão a nomeação e exoneração de ministros, enviar projetos de lei e Propostas de Emendas Constitucionais ao Congresso, editar medidas provisórias, representar o Brasil em eventos oficiais, entre outras atribuições.

As etapas do impeachment

O andamento do impeachment começou ainda em 2015, quando a Câmara dos Deputados recebeu o pedido do afastamento da presidente Dilma Rousseff, em 21 de outubro. O pedido foi acolhido pela presidência da Casa em 2 de dezembro.

De acordo com os autores do pedido de impeachment, os juristas Hélio Bicudo, Miguel Reale Jr. e a advogada Janaina Paschoal, Dilma cometeu crime de responsabilidade, previsto na Lei do Impeachment (lei 1.079/1950), pelo fato de o Tesouro Nacional ter atrasado, intencionalmente, em 2015, repasses de dinheiro a bancos e autarquias – operações conhecidas como “pedaladas fiscais”. Segundo os juristas, esses atrasos se configuraram como empréstimo, o que é proibido por lei.

Além das “pedaladas”, os autores apontaram também como crime de responsabilidade a edição de seis decretos, entre julho e agosto de 2015, sem aval do Congresso Nacional, que autorizavam despesas extras, num total de cerca de R$ 2,5 bilhões. Dilma nega essas acusações.

Ao ser questionado sobre os trâmites do processo, o Supremo Tribunal Federal (STF) definiu em 17 de dezembro de 2015 o rito com os detalhes do andamento do impeachment na Câmara e no Senado. Ao longo do processo, nos últimos meses, ministros do STF foram a público para reforçar a legalidade do processo de impedimento.

Clique aqui e conheça as etapas do processo de impeachment.

Após os trabalhos na Comissão Especial da Câmara, onde defesa e acusação tiveram amplo espaço para defender suas posições, transmitidas ao vivo, por emissoras de rádio, televisão e pela internet, os deputados federais autorizaram, por 367 votos favoráveis e 137 contrários, o prosseguimento do processo.

Chegando ao Senado, uma comissão também discutiu o processo e abriu espaço para novos argumentos da acusação e defesa. Ontem (11), a maioria dos senadores decidiu pela abertura do processo, fase que obriga o afastamento temporário da presidente.

A partir de agora, a Comissão do Senado vai elaborar um novo parecer nos moldes de um processo judicial, com reunião de provas, perícias, depoimento de testemunhas e a defesa da presidente. Esse parecer irá a plenário. Os 81 senadores votarão, então, pela procedência ou não da acusação, em sessão comandada pelo presidente do Supremo Tribunal Federal.

Caso o parecer seja aprovado, o julgamento final é marcado. Se dois terços do Senado Federal (pelo menos 54 senadores) votarem a favor, Dilma será afastada definitivamente da Presidência e o vice-presidente assume o cargo em caráter definitivo até 1º de janeiro de 2019. Caso contrário, o processo é arquivado e Dilma Rousseff reassume o cargo. Não há uma data exata para o Senado concluir o processo de impeachment. No entanto, a decisão deve sair antes dos 180 dias de afastamento da presidente.

Fonte: Portal Brasil