fbpx

Projeto de prevenção ao uso abusivo de drogas

Secretaria da Educação e Ufba reafirmam parceria em projeto de prevenção ao uso abusivo de drogas

O Projeto de Prevenção do Uso Abusivo de Drogas em Ambientes Escola, desenvolvido pela Secretaria da Educação do Estado, em parceria com a Universidade Federal da Bahia, terá nova coordenação pela Ufba. Em reunião com o secretário estadual Osvaldo Barreto, nesta quinta-feira (12), o atual coordenador do projeto, o professor Tarcísio Andrade, reafirmou a parceria com o Estado, apresentou os avanços do projeto – implementado em Salvador, região metropolitana e mais dez cidades – e apresentou o futuro coordenador, professor João André Santos.

“Este projeto tem muita afinidade com o programa Educar para Transformar por agregar a família e incentivar o seu envolvimento, não apenas na educação escolar, como principalmente na sua formação cidadã. Lutamos sempre para tirar o estigma da escola pública como um espaço de violência, e priorizamos no espaço escolar toda iniciativa que atue na prevenção dos problemas sociais”, disse o secretário.

Com o propósito de educar para prevenir, o projeto é desenvolvido nos municípios de Vitória da Conquista, Jequié, Barreiras, Juazeiro, Paulo Afonso, Itabuna, Eunápolis, Valença, Alagoinhas, Feira de Santana, além de Salvador e região metropolitana (RMS). “Essa expansão foi muito gratificante porque no interior a gente encontra mais facilidade em trabalhar, alcançamos um número muito maior de escolas e isso deu um salto qualitativo muito grande ao projeto”, diz Tarcísio de Andrade.

O objetivo é preparar as equipes gestoras e os professores para o desenvolvimento de ações que contribuam para os estudantes terem maior consciência sobre os danos causados pelo uso de álcool e outras substâncias psicoativas. Outra finalidade é levar os diretores e professores a saberem lidar com situações relacionadas ao uso de drogas, dedicando inclusive um cuidado necessário à saúde do aluno, quando for o caso.

O Projeto de Prevenção do Uso Abusivo de Drogas em Ambientes Escolares tem como uma das ações a Central de Orientações e Referências em Atenção ao Uso de Álcool e Outras Drogas (TeleCorad). Com atendimento gratuito aos profissionais da área da Educação, a iniciativa funciona a central que pode ser acionada pelo número 0800-075-5547 com a garantia do anonimato. A ferramenta oferece também informações e orientações para encaminhamento aos serviços de saúde, assistência social e assistência jurídica.