fbpx

Encruzilhada: Projeto envolve estudantes em atividades de literatura e arte

Envolver leitura e arte é o que vem acontecendo no Colégio José Palles Sobrinho, em Encruzilhada. Com o projeto Baú de Leitura, os estudantes de todas as turmas do ensino médio participam de leituras simultâneas de obras literárias com temas específicos e de diferentes gêneros. 

Dividido em duas etapas no ano letivo, o Baú de Leitura leva para as salas de aula textos que servirão de base para projetos desenvolvidos no semestre na escola, como o Sarau das Artes, além de prepará-los para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Na iniciativa, que envolve todos os professores, os estudantes fazem leituras sobre determinado tema na sala de aula e depois debatem o que foi apresentado.

“Trabalhamos, no primeiro momento, com textos do poeta Castro Alves e sobre o samba, que foram os temas do 4º Sarau das Artes, realizado no dia 20 de maio. A partir de junho, vamos levar textos com temáticas atuais para preparar os alunos para o Enem”, informa a vice-diretora da unidade escolar, Liliana de Almeida. “Nossa intenção é transformar os alunos em leitores mais críticos”.

Lara Stéphany Silva, 17 anos, estudante do 3º ano, conheceu o poema ‘Navio Negreiro’ no Baú de Leituras. “Quando fizemos a leitura do Navio Negreiro na sala, gostei muito. Por isso escolhemos apresentar no Sarau”, diz. Já para Dalila Souza, 17, também do 3º ano, “com o Baú de Leituras, o aluno acaba se interessando mais pela leitura. [O projeto] é bom também para conhecermos mais a literatura brasileira”. Dalila acrescenta que foi com esse projeto que conheceu a obra ‘O Guarani’, de José de Alencar.

Sarau das Artes 

O Sarau das Artes é um projeto que reúne música, dança, teatro, poesia e diversas formas de expressões artísticas com um tema específico. A ação acontece duas vezes no ano. “No primeiro momento, trabalhamos com um autor e alguma comemoração importante, como foi o centenário do samba, e no segundo semestre são os próprios alunos que apresentam suas produções desenvolvidas nos Projetos Estruturantes que têm na escola”, informa Liliana.


Fonte: Ascom/Secretaria da Educação do Estado